A sexta onda polar do ano chega ao Acre neste sábado, 10, e deve provocar mudanças no tempo em todo o estado, segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale. Embora seja de fraca intensidade e não configure uma friagem típica, a frente fria deve trazer chuvas, ventanias e queda nas temperaturas, especialmente nas noites dos próximos dias.
No sábado, 10, o tempo permanece instável, com possibilidade de chuvas intensas em algumas regiões, além de raios, ventanias e até queda de granizo.
A partir de domingo, 11, a massa de ar polar deixará o clima mais seco e ventilado, com redução nas temperaturas mínimas. Nas microrregiões de Rio Branco e Brasileia, por exemplo, as mínimas devem ficar entre 19ºC e 21ºC ao amanhecer, no domingo e na segunda-feira.
Apesar do alívio no calor noturno, as tardes continuarão quentes, com temperaturas entre 33ºC e 36ºC, mas com baixa umidade relativa do ar, que deve atingir os menores índices do ano até agora, alertou Friale.
O pesquisador destaca ainda que, pelo menos até o dia 17 de maio, não há previsão de uma friagem típica, mas é provável que o fenômeno ocorra até o fim do mês.