Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Todos os leitos clínicos pediátricos do Hospital da Criança estão ocupados em Rio Branco; 80% das UTIs também têm pacientes

Todos os leitos clínicos pediátricos do Hospital da Criança estão ocupados em Rio Branco; 80% das UTIs também têm pacientes

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A ocupação dos leitos pediátricos em Rio Branco atingiu níveis críticos nesta sexta-feira, 16. De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), todos os 50 leitos clínicos pediátricos do Hospital da Criança estão ocupados. Já os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da unidade registram taxa de ocupação de 80%, com 16 das 20 vagas utilizadas.

A atualização mais recente foi feita às 12h desta sexta-feira e confirma a sobrecarga nas unidades hospitalares da capital, dias após o governo do estado decretar situação de emergência em saúde pública em razão do aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida, publicada no sábado, 10, visa acelerar contratações, reorganizar o atendimento e ampliar a oferta de leitos.

Segundo Boletim Epidemiológico da Sesacre, o Acre registrou 872 internações por SRAG até a 18ª semana epidemiológica de 2025. Embora o número seja próximo ao do mesmo período do ano passado, quando houve 920 internações, os quadros clínicos vêm se apresentando mais graves, principalmente entre o público infantil.

Desde abril, a estrutura do Hospital da Criança foi ampliada para tentar atender à alta demanda, mas a circulação simultânea de vírus como influenza A e B, vírus sincicial respiratório (VSR), rinovírus e coronavírus tem contribuído para o aumento de internações por bronquiolite e pneumonia. Além da capital, os maiores volumes de casos estão sendo registrados em Cruzeiro do Sul e Brasileia.

Sair da versão mobile