A Universidade Federal do Acre (Ufac) lançou, nesta quinta-feira, 15, chamada pública para o preenchimento de 255 vagas remanescentes em seus cursos de graduação, referentes ao ano letivo de 2025. As vagas são oriundas do não preenchimento total na seleção via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), conforme o edital.
Podem se inscrever candidatos que concluíram o ensino médio e participaram de uma das cinco últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — entre os anos de 2020 e 2024 — desde que não tenham zerado a redação ou faltado a qualquer dia de prova. A seleção será baseada na maior pontuação bruta entre as edições do Enem, considerando as notas de todas as áreas do conhecimento e a redação.
As inscrições estarão abertas entre os dias 20 e 23 de maio e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do sistema eletrônico da universidade, no site https://sistemas.ufac.br/vestibular_especifico. Cada candidato poderá se inscrever para apenas um curso, campus e turno.
A classificação seguirá a ordem decrescente das pontuações e, em caso de empate, os critérios utilizados serão: maior nota na redação, idade igual ou superior a 60 anos, maior idade e, por fim, sorteio público.
Matrícula em duas etapas
Os aprovados deverão realizar a matrícula em duas etapas. A primeira será virtual, com o envio dos documentos e preenchimento do formulário socioeconômico. Já a segunda ocorrerá de forma presencial, com a validação dos documentos originais. A não apresentação da documentação exigida ou a ausência em qualquer das etapas resultará na perda da vaga.
A universidade alerta que a aprovação na validação documental não garante, por si só, o deferimento da matrícula. Os candidatos devem acompanhar todas as publicações oficiais referentes aos resultados preliminares e finais. Além disso, as vagas não sofrerão nova reserva por cotas, pois já passaram por esse processo na seleção inicial. Além disso, o número de vagas pode aumentar com o saldo da quarta chamada do SiSU, desde que os cursos não possuam lista de espera.
O ingresso dos estudantes ocorrerá no primeiro ou segundo semestre de 2025, a depender do curso escolhido. A Ufac reforça que, para garantir a validade da matrícula, é necessário o cumprimento de todos os prazos e requisitos estipulados no edital.