Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

VÍDEO: Ao som de samba-enredo, Jairo Carioca é enterrado com homenagens no Alto Santo, em Rio Branco

VÍDEO: Ao som de samba-enredo, Jairo Carioca é enterrado com homenagens no Alto Santo, em Rio Branco

Foto: Arquivo pessoal

O sepultamento do jornalista e escritor Jairo Carioca, encontrado sem vida, na última segunda-feira, 19, no Rio de Janeiro, foi marcado por uma despedida repleta de emoção, espiritualidade e musicalidade — elementos que refletiam sua própria trajetória de vida.

Carioca foi enterrado no Cemitério Palmeiral, situado no Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu) Alto Santo, na Estrada Raimundo Irineu Serra, nesta sexta-feira, 23. O local tem profundo significado espiritual, especialmente para quem, como ele, dedicou parte da vida a narrar e preservar a história da Doutrina do Daime.

Autor do livro Vovô Irineu, publicado recentemente, Jairo se debruçou sobre a trajetória de Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina que une elementos do cristianismo, espiritismo e tradições amazônicas. Sua obra contribuiu para a valorização cultural e espiritual da tradição ayahuasqueira no Brasil.

A última homenagem da família emocionou os presentes: Jairo foi sepultado ao som de É Hoje, samba-enredo imortalizado pela União da Ilha do Governador em 1982. A canção, repleta de alegria e esperança, simbolizou o espírito leve e o amor pela música que sempre acompanharam o jornalista.

Mais do que um adeus, a cerimônia foi uma celebração à vida de um homem que uniu a palavra escrita, o ritmo do samba e a fé da floresta em uma jornada única e inesquecível.

Veja o vídeo:

Sair da versão mobile