Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Detento tem mais um mandado de prisão por atuação em organização criminosa

Detento tem mais um mandado de prisão por atuação em organização criminosa

Um homem, de 24 anos, foi preso preventivamente pela Polícia Civil do Acre (PCAC) no interior do presídio Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco. O detento se encontrava preso por condenação por roubo e corrupção de menores, mas agora passa a responder também por envolvimento com organização criminosa.

Durante as investigações, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) identificou que o homem exercia funções ativas dentro da facção à qual pertence durante o tempo que estava solto, incluindo ações de recrutamento de novos integrantes, propaganda criminosa e domínio territorial.

As diligências também apontaram que o preso foi responsável por diversas pichações em muros da capital acreana, com mensagens de exaltação à facção criminosa e demarcação de territórios, além de impor o terror na população local.

O delegado titular da DRACO, dr. Gustavo Neves, explicou a gravidade da atuação do preso e destacou que as investigações continuam para identificar outros envolvidos.

“É importante que pessoas perigosas como o preso, M.L. de S., permaneçam presos, pois trata-se de homem forte na estrutura da facção que ocupava posição de liderança, promovendo o aliciamento de jovens, disseminando símbolos criminosos pela cidade e tentando consolidar o domínio territorial em determinadas áreas, impondo terror no bairro. Ele foi identificado como autor de diversas pichações ligadas ao grupo criminoso e isso reforça o papel dele como articulador dentro da estrutura da organização,” afirmou o delegado.

A nova ordem de prisão reforça o compromisso da Polícia Civil do Acre em desarticular organizações criminosas e interromper a atuação de seus membros, mesmo que já estejam encarcerados. As investigações seguem em curso para identificar e responsabilizar outros integrantes do grupo.

Sair da versão mobile