O vereador Eber Machado (MDB) afirmou, na sessão desta quarta-feira, 7, na Câmara de Rio Branco, que será mais fácil obter as duas assinaturas restantes para a abertura da CPI do Aedes do Bem, após a prefeitura ter reconhecido as irregularidades no programa.
Nesta terça, 6, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) emitiu nota em que informa a abertura de processo administrativo para apurar falhas da empresa Estação da Limpeza Comércio Atacadista e Varejo Ltda na execução do contrato firmado, admitindo haver irregularidades a serem explicadas.
O programa, iniciado em meados do ano passado, previa o fornecimento emergencial de ovos geneticamente modificados do mosquito Aedes aegypti para controlar a população do vetor da dengue, zika e chikungunya.
No entanto, parte dos kits chegou a Rio Branco vencida ou com prazo de validade prestes a se esgotar, o que inflamou os vereadores de oposição. Eber Machado passou a coletar assinaturas para a instalação de uma CPI e obteve cinco das sete necessárias.
“A maracutaia, finalmente, foi reconhecida. Tenho certeza que agora conseguiremos as duas assinaturas restantes [para a instalação da CPI]. Este é o momento de nos posicionarmos, enquanto parlamentares, e trazer a esta Casa os gestores responsáveis por esse contrato”, disparou.
Assinaram o pedido de CPI Eber Machado, Neném Almeida (MDB), Fábio Araújo (MDB), André Kamai (PT) e Zé Lopes (Republicanos).