A deputada estadual Michelle Melo (PDT) apresentou, nesta terça-feira, 27, requerimento para uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para debater possíveis falhas do poder público na condução do caso Joyce Sousa de Araújo, que morreu no final do ano passado, aos 41 anos, após supostos abusos psicológicos e patrimoniais, além de indução ao suicídio, que teriam sido praticados pelo ex-companheiro.
“O caso Joyce é um caso que precisa ser estudado. Ele demonstra alguns erros nas políticas públicas, tanto assistenciais de quem tenta tirar a própria vida, quanto na questão da segurança da mulher que sofre violência emocional, psicológica e estelionato financeiro. E a gente precisa debater sobre isso aqui na Aleac para entender como o Acre pode realmente defender suas mulheres”, afirmou a parlamentar, que também é médica.

Michelle quer reunir membros do Ministério Público do Acre (MPAC), da Polícia Civil, da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), da prefeitura de Rio Branco, entre outros órgãos, para discutir o papel do poder público e das instituições fiscalizadoras no enfrentamento às violências praticadas contra as mulheres.
Se aprovada, a audiência pública deve ser realizada em junho.
Joyce faleceu no dia 17 de novembro, no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), onde estava internada. Em live, a filha e a irmã de Joyce relataram os abusos sofridos pela mulher durante seu relacionamento com o ex-companheiro, que foi alvo de inquérito policial. O caso gerou comoção.