O vereador Eber Machado (MDB) anunciou, nesta quarta-feira, 21, que iniciou uma greve de fome em protesto contra a transferência do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro Pop, para o bairro Castelo Branco, na região da Baixada da Sobral.
Pela manhã, ele foi até a nova sede do órgão com uma cadeira e disse que ficará acampado no local como forma de demonstrar sua indignação pela maneira como a prefeitura de Rio Branco realizou a mudança de endereço do órgão, que, até terça, 20, funcionava no Centro da cidade.
A remoção do Centro Pop foi feita no início da madrugada, o que revoltou moradores do Castelo Branco e inflamou parlamentares. “O prefeito lidera uma gestão ditadora. Na calada da noite, fez a mudança contra a vontade da população. Greve de fome contra essa ditadura!”, disparou Machado.
Populares temem que a transferência do órgão para a região da Baixada cause problemas de segurança. Eles chegaram a encaminhar aos vereadores abaixo-assinado contra a mudança de endereço.
A prefeitura alega que o imóvel alugado é o ideal para a nova sede do Centro Pop por estar situado no entorno de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac) e do Restaurante Popular.