Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Veja os deputados do Acre que assinaram pedido de CPI para investigar escândalo no INSS

Veja os deputados do Acre que assinaram pedido de CPI para investigar escândalo no INSS

Foto: Agência Brasil

O requerimento para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar o esquema de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já conta com a assinatura de três deputados federais do Acre.

São eles Roberto Duarte (Republicanos), Eduardo Velloso (União Brasil) e Coronel Ulysses (União Brasil).

Não assinaram Zezinho Barbary (PP), José Adriano (PP), Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (Republicanos) e Meire Serafim (União Brasil).

Ao todo, o requerimento já conta com o apoio de 185 parlamentares. O número mínimo de assinaturas para abertura de uma CPI na Câmara é de 170.

O pedido de instalação da comissão foi protocolado na quarta, 30, e depende, agora, do aval do presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

O escândalo foi revelado após investigação conjunta da Controladoria-Geral da União (CGU) e Polícia Federal (PF). Segundo os autos, sindicatos e associações fizeram descontos não autorizados nos benefícios de centenas de milhares de aposentados.

O esquema teria começado em 2019, no primeiro ano do governo Bolsonaro (PL), e se estendeu até o mandato do atual presidente, Lula (PT).

De acordo com a CGU, a maiorias das instituições suspeitas de envolvimento no escândalo fez convênios com o INSS no governo passado. No entanto, o esquema teria se intensificado nos últimos anos, já na atual gestão.

Sair da versão mobile