O vereador João Paulo Silva (Podemos) defendeu, na sessão desta quarta-feira, 21, na Câmara de Rio Branco, a criação de uma frente parlamentar de cuidado com os animais. Ele apresentou um projeto de lei que institui o grupo, a ser integrado por pelo menos três parlamentares: um presidente, um secretário e um suplente.
A ideia é abrir um canal de discussão, com a participação da sociedade e da prefeitura, para elaborar e fortalecer políticas em prol dos cachorros e gatos de rua na capital acreana.
“Essa frente traria, de fato, uma discussão mais técnica sobre o assunto, dando, inclusive, apoio político para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente [Semeia] avançar em seu departamento de cuidado animal”, explicou Silva.
O parlamentar afirmou que cuidar dos bichos não é só tirá-los da rua, mas garantir condições básicas para esses animais, como saúde e alimentação, por exemplo.
“Quando todos nós nos unirmos em detrimento da causa a gente consegue, de fato, avançar, com o apoio das ONGs, da Vigilância Sanitária e das políticas já instituídas”, completou o vereador, que defendeu, ainda, o fortalecimento do conselho da causa animal criado na gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre.