26 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

26 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Como funciona sensor de diabetes usado por filho de Marília Mendonça

Léo, de 5 anos, foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 2 anos, logo após a morte da mãe, a cantora Marília Mendonça.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/06/2025 - 13:30
Reprodução/Instagram

Reprodução/Instagram

Manda no zap!CompartilharTuitar

Léo, filho de Marília Mendonça e Murilo Huff, faz o monitoramento da diabetes com um sensor de glicose trazido dos Estados Unidos pelo pai. Segundo a assessoria do cantor, o uso do dispositivo foi adotado após recomendação médica.

O menino, de 5 anos, foi diagnosticado com diabetes tipo 1 aos 2 anos, em novembro de 2021, cerca de três meses após a morte da mãe.

O Dexcom, aparelho usado por Léo, é um monitor contínuo de glicose, ou seja, mede automaticamente os níveis de açúcar no sangue 24 horas por dia, sem a necessidade de furar o dedo várias vezes.

“O sensor funciona através do monitoramento contínuo da glicose no fluido intersticial — um tipo de fluido que passa entre as células —, com leituras a cada cinco  minutos. Ele é aplicado na pele (braço ou abdômen) e, geralmente, tem duração de 14 a 15 dias, sendo resistente à água”, explica o médico endocrinologista Rafael Marques, que atua em Brasília.

O dispositivo transmite os dados em tempo real para um receptor ou aplicativo, avisando de picos ou quedas de glicose. “O que torna um diferencial é que o pai pode receber o alerta sobre o status atual da variação da glicemia”, diz o médico.

Diabetes tipo 1

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR
  • A diabetes tipo 1 é uma doença crônica autoimune em que o sistema imunológico ataca e destrói as células responsáveis pela produção de insulina.
  • Com a falta de insulina, o corpo não consegue regular a entrada de glicose no sangue.
    Embora possa acontecer em adultos, é mais comum em crianças e adolescentes.
  • Ao contrário da diabetes tipo 2, o tipo 1 normalmente não é causado por fatores como estilo de vida e obesidade.
  • Entre os principais sintomas, estão: aumento da sede e frequência urinária, fome excessiva, perda de peso sem motivo aparente, fadiga, visão embaçada, irritabilidade.
  • Para tratar a condição, é necessário a administração de doses diárias de insulina, monitorar regularmente os níveis de glicose no sangue, além de manter uma rotina alimentar saudável e praticar exercícios físicos com regularidade.

Sensor usado por Léo é mais eficaz que os outros?
Em comparação com a maioria dos sensores de glicose comercializados no Brasil, o importado por Murilo Huff tem funcionalidades mais modernas. Léo usa o Dexcom, um sensor que leva cerca de 30 minutos para começar a operar, depois de instalado. O aparelho avisa antes que problemas relacionados aos níveis de glicose ocorram, permitindo uma resposta mais rápida.

A maioria dos sensores de glicose comercializados no Brasil, como o FreeStyle Libre, leva cerca de 60 minutos para começar a funcionar após a aplicação e só emite alertas depois que a hipoglicemia ou hiperglicemia já aconteceu.

O endocrinologista Rafael Marques avalia que, embora tenha o custo mais elevado, o sensor usado por Léo é considerado mais adequado para crianças ou pessoas que precisam de um controle glicêmico mais preciso.

A médica Solange Travassos, da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), explica que a diabetes tipo 1 não tem cura e nem formas de prevenção, mas deve ser monitorada frequentemente para evitar o agravamento da saúde do paciente.

“As pessoas com diabetes tipo 1 precisam aplicar a insulina constantemente, várias vezes ao dia, então é preciso garantir que existam insumos para atender essas necessidades específicas a qualquer momento. A proteção das pessoas é uma questão de vida”, ressaltou em entrevista anterior ao Metrópoles.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Com vaga no Acre, resultado do concurso para perito médico federal é divulgado

Próxima Notícia

No Acre, mais de 450 motoristas passaram por testes de bafômetro durante Operação Corpus Christi da PRF

Mais Notícias

Foto: Instagram
7º guia gazeta

Namoro de Dado Dolabella e Marcella Tomaszewski termina após novo caso de agressão

26/10/2025
Foto de JESHOOTS/Pexels
7º guia gazeta

Quais são os 6 melhores treinos de cardio para a saúde, segundo expert

26/10/2025
Por que o tempo parece passar mais rápido à medida que envelhecemos? Estudo investigou — Foto: Mark Timberlake/Unsplash
7º guia gazeta

Por que o tempo parece passar mais rápido à medida que envelhecemos? Estudo investigou

25/10/2025
Foto: Alesp
7º guia gazeta

Suspeitos que planejavam executar promotor e diretor são alvos de operação

25/10/2025
Foto: GETTY
7º guia gazeta

Bolsonaro é página virada para Trump, mas sanções contra ministros do STF devem ser mantidas, diz ex-embaixador americano no Brasil

25/10/2025
Leonardo vira meme em festa de Maria Flor  • Reprodução | Instagram / Zé Felipe
7º guia gazeta

Leonardo vira meme em festa de Maria Flor: “Tá com ranço da Virginia”

24/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Arquivo/PRF

No Acre, mais de 450 motoristas passaram por testes de bafômetro durante Operação Corpus Christi da PRF

Foto: Leandro Chaves

Câmara de Rio Branco define data para início do recesso legislativo dos 21 vereadores

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre