24 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

24 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Padrões de respiração podem identificar pessoas com 96,8% de precisão, indica estudo

Estudo mostra que é possível identificar indivíduos pelos padrões respiratórios com 96,8% de precisão.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
14/06/2025 - 16:45
Foto: Reprodução/Artigo

Foto: Reprodução/Artigo

Manda no zap!CompartilharTuitar

Assim como as digitais, o padrão de respiração pode ser outra característica que nos faz indivíduos singulares, de acordo com estudo publicado nesta quinta-feira (12/6) na Current Biology. A pesquisa mostra que é possível identificar uma pessoa pelas “impressões nasais” com 96,8% de precisão. Além do potencial de identificação, esse padrões podem revelar informações sobre a saúde física e mental.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A ideia de pesquisar o tema surgiu de uma hipótese sobre a ligação entre cérebro e respiração. Segundo os pesquisadores, já que as redes cerebrais são únicas e complexas em cada indivíduo, os padrões respiratórios gerados por elas também poderiam ser.

“Você poderia pensar que a respiração já foi medida e analisada de todas as formas, no entanto, tropeçamos em uma maneira completamente nova de observar a respiração”, aponta Noam Sobel, do Instituto de Ciências Weizmann, em Israel, um dos responsáveis pelo estudo. “Consideramos isso uma leitura cerebral.”

Para analisar a hipótese, cientistas desenvolveram um pequeno aparelho que fica logo abaixo do nariz com dois sensores que medem o fluxo de ar nas duas narinas. Os pesquisadores estudaram 100 pessoas com idade entre 18 e 35 anos, que ficaram com o aparelho por 24 horas enquanto mantiveram a rotina usual. 42 participantes foram convidados a participar do teste pela segunda vez, que aconteceu ao longo de dois anos.

Timna Soroka, uma das autoras do estudo, afirma que os padrões respiratórios dos participantes foram “notavelmente distintos”. “Achei que seria muito difícil identificar alguém porque cada um estava fazendo coisas diferentes, como correr, estudar ou descansar”, comenta.

O estudo mostra que os padrões de respiração estão atrelados a fatores físicos como índice de massa corporal (IMC), além de analisar o ciclo de sono e questões de saúde mental. Os resultados apontam que indivíduos com ansiedade tendem a apresentar inalações mais curtas e maior variação entre as pausas na respiração durante o sono. Já aqueles com pontuação mais alta para depressão tiveram um fluxo inspiratório de pico superior. Embora o estudo tenha analisado a propensão aos fatores como depressão e ansiedade, os pacientes não tinham quadro clínico dos transtornos.

Segundo Sobel, a pesquisa mostra que fatores como depressão e ansiedade podem mudar a forma como o indivíduo respira. “Mas pode ser o contrário, talvez a maneira como você respira o deixe ansioso ou deprimido”, pontua. “Se isso for verdade, talvez possamos mudar a maneira como você respira para mudar essas condições”.

Os cientistas já iniciaram novos estudos para analisar como os padrões respiratórios podem ajudar na melhora das condições físicas e mentais.

Por Correio Braziliense

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Bombardeio do Irã golpeia Tel Aviv e eleva risco de guerra total

Próxima Notícia

Saiba o horário ideal de jantar para cada faixa etária da vida

Mais Notícias

Foto: Divulgação/ CPSC
9º guia gazeta

Brinquedo infantil famoso é recolhido após mais de 30 casos de asfixia

23/01/2026
Foto: Freepik
9º guia gazeta

Por que a “barriga de chope” pode ser perigosa para a saúde do coração

22/01/2026
Foto: Reprodução
9º guia gazeta

Novo leilão da Receita tem iPhone 15 por R$ 1,3 mil e Volkswagen Taos por R$ 80 mil; veja como participar

21/01/2026
Foto: Instagram/Reprodução
9º guia gazeta

BBB26: esposa de Pedro toma atitude drástica após episódio de assédio

19/01/2026
Foto: Getty Images
9º guia gazeta

Expert explica como o equilíbrio emocional impacta a saúde do fígado

16/01/2026
Foto: TV Globo
9º guia gazeta

Saiba o que a Globo fez com o cachê de Henri Castelli após desclassificação

16/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Louis Hansel/Unsplash

Saiba o horário ideal de jantar para cada faixa etária da vida

Foto: Freepik

Pesquisadores transformam celulares antigos em microcentros de dados

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre