Uma patrulha de rotina da Polícia Militar resultou em perseguição de veículo e na prisão de dois homens armados que efetuaram disparos em via pública e tentaram fugir da abordagem na madrugada desta segunda-feira, 30, em Rio Branco.
A equipe da Rádio Patrulha 101, do 1º Batalhão, realizava rondas pela Travessa Santa Inês, no bairro Aviário, por volta das 4h, quando ouviu um disparo de arma de fogo. Poucos metros adiante, os policiais se depararam com um veículo Fiat Toro de cor prata, de onde partiram mais dois disparos, mesmo com a viatura se aproximando.
A partir daí, começou uma perseguição. O condutor acelerou em alta velocidade e ignorou as ordens de parada dadas pela guarnição, que utilizava sinais sonoros e luminosos. Mesmo perdendo o carro de vista por instantes, os policiais conseguiram localizá-lo já na Avenida Benedito Maia, no bairro Vila Ivonete.
No veículo estavam André Luis Mendes da Silva, motorista, e João Vitor de Sousa Castro, passageiro. Ambos foram abordados e revistados, e nada de ilegal foi encontrado com eles de imediato. André portava uma carteira com R$ 4.720 e documento de identidade. João carregava um celular.
Durante a inspeção no interior do carro, os policiais encontraram um revólver com seis munições – três deflagradas e três intactas – escondido sob o tapete do motorista. No console central, foram localizados uma caixa com 35 munições intactas, outras cinco deflagradas, R$ 60 em dinheiro e mais um celular.
O motorista apresentava sinais claros de embriaguez, mas se recusou a realizar o teste do bafômetro. Diante dos fatos, André foi autuado por disparo de arma de fogo em via pública, porte ilegal de arma, desobediência e direção sob influência de álcool. João Vitor também foi autuado pelos mesmos crimes, exceto o de dirigir alcoolizado.
A dupla foi levada para a Delegacia de Flagrantes (DEFLA) junto com o armamento, munições e os objetos apreendidos. Os disparos foram realizados em uma área residencial próxima a uma tabacaria movimentada, colocando em risco quem estava na região. A resposta rápida da PM garantiu o controle da situação e a retirada de mais uma arma ilegal das ruas.