Mais de 11 mil trabalhadores em Educação do Acre estão aptos a votar nesta sexta-feira, 6, na eleição que definirá a nova presidência do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sinteac), o maior do estado. A diretoria eleita comandará a entidade pelos próximos quatro anos.
A atual presidente, Rosana Nascimento, busca a reeleição ao lado do vice Pedro Lima, de Cruzeiro do Sul. A chapa adversária é composta por Márcia Lima e Solange Albuquerque, também de Cruzeiro do Sul.
De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, James Alves, a votação será realizada em todo o estado, das 8h às 17h30 nas escolas com dois turnos e até às 20h30 nas unidades com três turnos. Urnas fixas estarão disponíveis nas escolas onde foi possível formar subcomissões eleitorais, e urnas volantes atenderão as demais, inclusive em áreas rurais e de difícil acesso.
“Na maioria dos locais, teremos urnas volantes, com um fiscal de cada chapa, um responsável da comissão e veículo para garantir a mobilidade. As cédulas têm selo de segurança para evitar qualquer tipo de fraude. Estamos tomando todos os cuidados para que o processo ocorra com a maior lisura possível”, explicou James.
A zona rural também será contemplada com urnas volantes, com cobertura em regiões como Transacreana, comunidades ao longo da BR-364 e ramais mais distantes. Já a apuração dos votos começará às 21h, na sede do Sinteac, em Rio Branco, onde os resultados serão divulgados assim que finalizada a contagem.
Aposentados poderão votar exclusivamente na sede do sindicato. Já os filiados em trânsito, como os que atuam fora do município de lotação, também poderão votar, desde que apresentem os dois últimos contracheques. O sindicato oferecerá estrutura para emissão do documento, caso necessário.
Para esclarecimento de dúvidas, os filiados podem entrar em contato com a Comissão Eleitoral pelo número (68) 99250-0100.