2 de março de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

2 de março de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Brasiléia, Capixaba e Cruzeiro do Sul regulamentam Educação em Tempo Integral

Municípios avançaram na consolidação de políticas públicas voltadas à jornada ampliada e formação integral de crianças e adolescentes da rede pública.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
27/06/2025 - 09:38
Foto: Mardilson Gomes/SEE

Foto: Mardilson Gomes/SEE

Manda no zap!CompartilharTuitar

Os municípios de Brasiléia, Capixaba e Cruzeiro do Sul deram passos rumo à consolidação da educação em tempo integral com a publicação de resoluções e decretos. As informações são do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 27.

Em Cruzeiro do Sul, um decreto institui e regulamenta oficialmente a Política Municipal de Educação em Tempo Integral nas escolas públicas de ensino fundamental, estabelecendo a realização de atividades em contraturno escolar, com carga horária mínima de 3 horas diárias, integradas ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) de cada unidade escolar.

A política tem como objetivos ampliar a oferta educacional, melhorar o desempenho escolar, garantir proteção social, reduzir índices de evasão, distorção idade/ano e fomentar a formação cidadã dos estudantes. Entre as oficinas obrigatórias estão o acompanhamento pedagógico, linguagens e matemática, além de atividades esportivas, culturais, artísticas e literárias, ministradas por professores efetivos e oficineiros contratados por meio de processo seletivo simplificado, com prioridade para moradores do próprio município.

O decreto também prevê que, sempre que houver espaços ociosos nas unidades escolares, será obrigatória a implantação do programa de tempo integral, podendo as atividades também ocorrer em espaços comunitários mediante parcerias com outras entidades.

Em Brasiléia, resolução publicada pela Secretaria Municipal de Educação, regulamenta a implementação do tempo integral a partir de um Plano Escolar Próprio, com ampliação da jornada para pelo menos 7 horas diárias. As escolas deverão garantir um currículo composto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e uma parte diversificada, que inclui atividades como cultura local, ciência, sustentabilidade, artes e multiletramento.

Já em Capixaba, a resolução aprovada pelo Conselho Municipal de Educação, também segue as diretrizes federais. A normativa detalha a estrutura das equipes escolares, os componentes curriculares e os objetivos da jornada ampliada, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes.

Ambos os municípios preveem a atuação de profissionais sob regime de 40 horas semanais, formação continuada, planejamento pedagógico coletivo e avaliação participativa como parte do processo de consolidação da política.

Veja as resoluções:

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Após processo de divórcio, Virginia posta mensagem enigmática

Próxima Notícia

Vereador de Brasiléia ameaça dar uma ‘pisa’ em assessor de colega por suposta difamação

Mais Notícias

Lua de Sangue registrada durante um eclipse lunar total.
6º destaque

Com até 96% da Lua encoberta, Acre terá a melhor visibilidade do Brasil para eclipse lunar; veja horário

02/03/2026
Foto: Walcimar Júnior
2º destaque

Semana começa com calor de até 34ºC e chuvas diárias no Acre; Rio Acre pode ultrapassar 10 metros

02/03/2026
Foto: CSP-Conlutas
Geral

Conheça as leis que ampliam a rede de apoio e rigor penal contra a violência doméstica no Acre

02/03/2026
Foto: Arquivo/Secom
Geral

Acre registra um dos menores rendimentos domiciliares do país, aponta IBGE

02/03/2026
Roda de Autogestão do Comitê de Cultura Acre (Foto: Neilson Abdallah)
Geral

Comitê de Cultura Acre mobiliza artistas do interior com rodas de conversa sobre autogestão; Porto Acre recebe ação hoje

02/03/2026
Foto: © Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Destaques Cotidiano

Opinião: Futebol, responsabilidade social e violência contra mulheres; reflexões necessárias

02/03/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução TV CMB

Vereador de Brasiléia ameaça dar uma 'pisa' em assessor de colega por suposta difamação

Reprodução / Redes Sociais

Pai morto por filho homenageou garoto em aniversário: “És o meu amor”

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
    • Tributarista do Acre
    • Além da Caloria
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre