4 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo do Acre antecipa ações para enfrentar seca e prevenir queimadas durante o período de estiagem

Gabinete de Crise Hídrica articula plano de resposta com órgãos estaduais; medidas incluem reforço no combate a incêndios, saúde pública e apoio a comunidades indígenas.

Assessoria por Assessoria
17/06/2025 - 14:56
Gabinete de Crise é composto por 26 instituições governamentais em prol da mitigação dos danos causados pela seca dos rios no Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Gabinete de Crise é composto por 26 instituições governamentais em prol da mitigação dos danos causados pela seca dos rios no Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Manda no zap!CompartilharTuitar

O Gabinete de Crise Hídrica do governo do Acre realizou nesta terça-feira, 17, uma reunião estratégica com o objetivo de articular tratativas para enfrentar os efeitos da redução dos índices de chuvas e dos cursos hídricos no estado. A iniciativa também visa ao combate aos riscos crescentes de incêndios florestais durante o período de estiagem.

Instituído para lidar com os impactos concretos e potenciais da crise climática na região, o Gabinete de Crise tem como missão monitorar, mobilizar e coordenar ações entre os órgãos e entidades da administração pública estadual para mitigar os agravos causados pela seca.

Durante o encontro, o coordenador estadual da Defesa Civil e responsável pelo Gabinete, coronel Carlos Batista, destacou a necessidade de agir com rapidez e planejamento: “A seca é longa e silenciosa. Por isso estamos nos antecipando, para garantir uma resposta rápida e certeira, para que a população não seja afetada. O governo do Acre está agindo com antecedência, baseado nas experiências adquiridas nos anos anteriores”, afirmou.

Governo do Acre antecipa ações para enfrentar seca e prevenir queimadas durante o período de estiagem
“A seca severa traz várias variáveis, impacta diretamente na vida da população e para precaver isso cada instituição está envolvida, com seus planos de operações já definidos”, afirma coordenador da Defesa Civil do Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Como parte das medidas, o gabinete está finalizando os preparativos para um evento técnico que será realizado nesta quarta-feira, 18, quando será apresentado um plano de ações a ser desenvolvido nos próximos seis meses. O encontro contará com a participação de especialistas, como meteorologistas, hidrólogos e Defesa Civil, que irão reforçar as estratégias já em andamento e propor novas diretrizes para enfrentar os desafios impostos pela estiagem.

Ações integradas

Além da Defesa Civil estadual, o gabinete é composto por mais 25 instituições governamentais, que se voltam para monitorar, mobilizar e coordenar atividades diretas e indiretas para medidas necessárias para amenizar danos.

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) é um dos responsáveis pela tarefa de fiscalização e já atua na linha de frente com os preparativos para garantir uma atuação eficiente. Ao longo dos próximos meses, a corporação promove a atualização e nivelamento da tropa, com foco tanto nas técnicas de combate a incêndios quanto no uso adequado dos materiais. A iniciativa visa preparar melhor o efetivo para oferecer uma resposta mais rápida e eficaz às ocorrências e atender com qualidade a população.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) também tem realizado diversas ações desde o fim das enchentes, principalmente de educação ambiental, como o lançamento do projeto Agente Ambiental Mirim, com o objetivo de conscientizar alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Rio Branco, para que disseminem boas práticas de preservação ambiental em suas comunidades.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) se prepara, desde o início do ano, para amparar as comunidades tradicionais que residem em áreas remotas, com o apoio na aquisição de alimentos e água potável durante o período de seca dos rios no Acre.

E indo ao encontro dessas ações educativas e preventivas, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) está fortalecendo o enfrentamento às síndromes respiratórias agudas graves (SRAG). Uma das recentes medidas adotadas foi a ampliação do número de leitos pediátricos foi ampliado em mais dez, totalizando em 70 leitos disponíveis para a população em Rio Branco.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Ufac convoca candidatos da 6ª chamada do Sisu 2025 para matrícula nos cursos de graduação

Próxima Notícia

Um em cada 9 adolescentes usa cigarro eletrônico no Brasil

Mais Notícias

Foto: Juan Vicent Diaz
1º destaque

Onda polar chega ao Acre na terça e pode provocar chuvas intensas e friagem, prevê Friale

04/10/2025
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Geral

Acre foi o estado menos procurado para viagens pessoais em 2024, revela IBGE

04/10/2025
Foto: Reprodução
5º destaque

Acre registra 112 casos de estupro em agosto; alta anual chega a mais de 50%

04/10/2025
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cruzeiro do Sul
3º destaque

Marília Tavares se apresenta na ExpoQuinari 2025 em Senador Guiomard neste sábado

04/10/2025
Pesquisadora da Ufac é selecionada no Programa Mulheres Inovadoras - Foto: Reprodução
4º destaque

Pesquisadora do Acre é selecionada para programa nacional com gel-creme regenerativo para pets

04/10/2025
Foto: Val Fernandes
2º destaque

Festival da Macaxeira segue neste sábado com música, concurso e atrações para toda a família

04/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
haiberliu/Pixabay

Um em cada 9 adolescentes usa cigarro eletrônico no Brasil

Camâra Legislativa DF

Governo sanciona lei que proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre