4 de dezembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

4 de dezembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Governo do Acre diz que respeita decisões do TCE, mas que órgão ‘não tem poder’ para afastar secretário

Após determinação do Tribunal de Contas por causa de escola em curral, gestão decide manter Aberson Carvalho à frente da Educação.

Anne Nascimento por Anne Nascimento
10/06/2025 - 12:40
Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Manda no zap!CompartilharTuitar

O governo do Acre se manifestou, na manhã desta terça-feira, 10, quanto à determinação de afastamento do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) em relação ao atual secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho. Em nota pública, a gestão destacou que “reafirma sua confiança e respeito às instituições de controle externo” e que respeita “as decisões e a necessária garantia de direito ao contraditório e o trabalho conjunto”, mas, questionada pela reportagem se Aberson será afastado, destacou que “o TCE não tem poder para esse tipo de determinação” e, portanto, o secretário será mantido no cargo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

A crise na Educação foi evidenciada no último domingo, 8, em reportagem veiculada no Fantástico que mostra uma escola improvisada em um antigo curral, sem paredes, piso ou água encanada. O local virou a única alternativa para garantir o direito à educação dos alunos da comunidade do Limoeiro, distante cerca de 10 quilômetros da escola-sede.

Nesta terça-feira, 10, o TCE-AC determinou o afastamento cautelar, por 30 dias, do secretário de Estado de Educação e Cultura, Aberson Carvalho, após representação do Ministério Público de Contas (MPC-AC).

Ainda segundo o governo, as “instituições do Estado Democrático Republicano têm suas funções asseguradas pelas constituições federal e estadual”.

“Reforçamos que o Estado tomou as providências necessárias no caso em questão e, além disso, por meio da Secretaria de Educação, faz questão de disponibilizar não só os dados desta gestão, como também aqueles referentes à atuação na área das gestões anteriores, para fins de comparação e análise por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), buscando a extração de um relatório mais robusto em dados comparativos, para conhecimento da sociedade”, enfatiza o documento.

Leia a nota na íntegra:

Nota pública sobre pedido do Tribunal de Contas do Estado do Acre

O governo do Acre reafirma sua confiança e respeito às instituições de controle externo da gestão. Este governo sempre se pautou pelo respeito institucional dos poderes, incluindo os de controle externo. As instituições do Estado Democrático Republicano têm suas funções asseguradas pelas constituições federal e estadual.

Sendo assim, respeitamos as decisões e a necessária garantia de direito ao contraditório e o trabalho conjunto, visando à transparência das contas públicas.

Reforçamos que o Estado tomou as providências necessárias no caso em questão e, além disso, por meio da Secretaria de Educação, faz questão de disponibilizar não só os dados desta gestão, como também aqueles referentes à atuação na área das gestões anteriores, para fins de comparação e análise por parte do Tribunal de Contas do Estado (TCE), buscando a extração de um relatório mais robusto em dados comparativos, para conhecimento da sociedade.

Por fim, reiteramos nosso compromisso com a lisura, a eficiência e a transparência, destinadas ao bem-estar social e ao cuidado com as pessoas.

Governo do Acre

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Fomos sequestrados, diz Greta Thunberg após deixar Israel

Próxima Notícia

Homem derruba idosa de 93 anos em assalto em Vitória; veja VÍDEO

Mais Notícias

Foto: JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL
6º destaque

Mesmo com 13,6 mil acordos no Serasa Limpa Nome, Acre ainda tem quase metade dos adultos inadimplentes

03/12/2025
Foto: Google Views
Destaques Cotidiano

Órgãos de agricultura do Acre têm atendimentos temporários em novos endereços; veja onde

03/12/2025
Foto: Mardilson Gomes/SEE
1º destaque

Acre tem mais de mil vagas para professores com salário de R$ 4 mil; inscrições vão até domingo

03/12/2025
Foto: Anthonio Moura
4º destaque

Estádio Tonicão recebe peneira com quase 900 jovens do Acre em busca de vaga no futebol nacional

03/12/2025
Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Dia D contra a gripe mobiliza Cruzeiro do Sul nesta sexta-feira, 5; veja onde se vacinar

03/12/2025
Foto: Sabrina Salomon/Seict
2º destaque

Feirão de emprego: Mais de mil vagas serão oferecidas em Rio Branco; veja serviços disponíveis

03/12/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Zilda Thereza Feiger, de 93 anos, foi derrubada por um assaltante em Vitória, Espírito Santo. — Foto: Vanessa Calmon

Homem derruba idosa de 93 anos em assalto em Vitória; veja VÍDEO

Foto: Arquivo/Prefeitura de Feijó

Feijó institui Programa de Integridade para fortalecer ética e transparência na administração pública

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre