Homens que aguardavam para fazer vasectomia estão sendo atendidos com mais agilidade devido a um mutirão iniciado nesta segunda-feira, 9, na Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). A ação faz parte do programa Opera Acre, instituído pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), para ampliar o acesso da população a cirurgias eletivas.
Atualmente, 92 homens estão na fila para o procedimento no Sistema Único de Saúde (SUS) do Acre. Com o mutirão, a expectativa é de que todos sejam contemplados até o mês de julho. As cirurgias estão sendo realizadas durante dois dias da semana, na sala de pequenos procedimentos da Fundhacre, sem a necessidade de encaminhamento ao Centro Cirúrgico.
A vasectomia é um procedimento rápido, feito com anestesia local e que não interfere na produção de hormônios ou no desempenho sexual do homem. Segundo o cirurgião geral Rondson Vale, um dos médicos responsáveis pelas cirurgias, o procedimento dura pouco tempo e a recuperação é simples.
“Após realizado o procedimento, feito o curativo, o paciente já vai para casa caminhando, somente com a medicação para a dor, rápido e sem complicações. Muitos chegam nervosos, achando que vai doer, mas durante o procedimento conversamos bastante para tranquilizá-los, e eles vêem que é mais simples do que pensavam. Esse é um grande passo para a saúde do homem e o planejamento familiar”, explicou o cirurgião.
Como dar entrada ao procedimento
Quem tem interesse em fazer a cirurgia de vasectomia ou laqueadura pelo SUS deve seguir o passo a passo:
1. Procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa
Vá até a Unidade de Referência em Atenção Primária (URAP) da sua região e agende uma consulta com um médico ou enfermeiro.
2. Participe da conversa sobre planejamento familiar
Durante a consulta, você vai receber informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis. Esse é um momento importante para tirar dúvidas e pensar com calma sobre a decisão.
3. Confirme seu interesse pela cirurgia
Se você decidir seguir com a vasectomia ou laqueadura, será encaminhado para uma equipe multiprofissional, que vai cuidar do seu processo.
4. Aguarde o prazo mínimo de 60 dias
Esse tempo é exigido por lei e serve para garantir que a decisão foi bem pensada. Durante esse período, você pode conversar mais com a equipe, refletir e se preparar.
5. Aguarde o agendamento da cirurgia
Depois dos 60 dias e com tudo pronto, a equipe responsável irá entrar em contato para prosseguir com a cirurgia.