28 de outubro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

28 de outubro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Inverno começa no Acre com previsão de tempo seco e chegada de novas ondas de frio

Estação mais fria e seca do ano terá ondas de frio polar, baixa umidade e noites estreladas, segundo previsão do pesquisador meteorológico Davi Friale.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/06/2025 - 08:32
Foto: Iryá Rodrigues

Foto: Iryá Rodrigues

Manda no zap!CompartilharTuitar

O inverno começa oficialmente nesta sexta-feira, 20, às 21h42 (horário de Rio Branco), trazendo as tradicionais características da estação mais fria e seca do ano no Acre. Segundo o pesquisador meteorológico Davi Friale, a população pode esperar incursões de ar polar, dias ensolarados com baixa umidade e noites amenas e estreladas nos próximos meses.

O inverno acreano, que segue até 22 de setembro, é conhecido pelas chamadas friagens — ondas de ar frio de origem polar que derrubam bruscamente as temperaturas. Nessas ocasiões, são registradas as menores temperaturas do ano.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O fenômeno começa quando o Sol se posiciona momentaneamente sobre o Trópico de Câncer, fenômeno conhecido como solstício de inverno, marcando o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

De acordo com Friale, nesta sexta-feira, 20, as sombras projetadas pelas árvores e construções ao meio-dia serão as mais longas do ano na direção sul.

Recordes de frio no estado

As menores temperaturas já registradas no inverno acreano foram 6,0°C em Rio Branco, no dia 19 de julho de 1975, e 5,0°C em Epitaciolândia, na década de 2010. Tarauacá também aparece na lista com uma mínima histórica de 8,0°C.

O mês de julho, tradicionalmente o mais frio, tem médias mínimas diárias que variam entre 16°C e 19°C na capital e em outras áreas do vale do rio Acre.

Estação também é marcada pela seca

Além das baixas temperaturas, o inverno é o período menos chuvoso do ano. Em Rio Branco, a média histórica de chuvas em julho é de apenas 28,2 milímetros, com média de apenas três dias de chuva significativa no mês. Em Cruzeiro do Sul, a média para o período é um pouco maior: 59,1 milímetros.

A comparação com o verão é expressiva: janeiro, mês mais chuvoso da capital, acumula cerca de 298 milímetros — dez vezes mais do que o volume esperado para julho.

Tendência para o inverno de 2025

As análises atmosféricas e oceânicas indicam que o comportamento climático da estação deverá ficar dentro da normalidade. Segundo Friale, as chuvas devem ocorrer dentro ou um pouco acima da média na maior parte do estado, o que indica que a seca, apesar de presente, não será excessiva.

Já as temperaturas devem ficar dentro ou levemente abaixo da média histórica, com previsão de várias incursões de ondas polares ao longo da estação. Pelo menos uma dessas massas de ar frio deverá ser de forte intensidade, com registros inferiores a 12°C em algumas regiões.

 

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Veja o exato momento em que a caminhonete desgovernada invade comércio em Rio Branco; VÍDEO

Próxima Notícia

Indisposto, Jair Bolsonaro deixa evento em frigorífico de Goiânia

Mais Notícias

Foto: Reprodução
5º destaque

Acre registra queda de 14,7% nas mortes no trânsito nos primeiros nove meses de 2025

27/10/2025
Foto: José Caminha/Secom
3º destaque

Semana começa com chuvas intensas e temperatura amena no Acre; calor volta na quinta

27/10/2025
Foto: Kátia Farias/Secom
Destaques Cotidiano

Contribuintes têm até dia 30 para aderir ao Refis 2025 e garantir descontos de até 90% em juros e multas em Rio Branco

27/10/2025
Foto: Getty Images
Destaques Cotidiano

Comum no Acre, jambu pode aumentar o prazer sexual e trazer diversos benefícios à saúde

27/10/2025
Foto: Juan Diaz
Geral

Acre tem alta de 45% nas contratações temporárias e reduz quadro efetivo, mostra estudo

27/10/2025
Foto: Divulgação/Prefeitura de Sena Madureira
Geral

Prefeitura abre chamamento para projetos culturais com recursos da Lei Aldir Blanc

27/10/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Elisama Ximenes/Metrópoles

Indisposto, Jair Bolsonaro deixa evento em frigorífico de Goiânia

Foto: Assessoria Aleac

Projeto aprovado na Aleac prevê CNH gratuita a mulheres vítimas de violência

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre