A Prefeitura de Xapuri lançou, nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial do Estado (DOE), edital que abre a 1ª chamada pública para a seleção e composição de um banco de alfabetizadores populares no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). O objetivo é selecionar voluntários para alfabetizar jovens, adultos e idosos no município.
De acordo com o edital, a seleção é regida pela legislação vigente e será desenvolvida, organizada e executada pela Secretaria de Educação Municipal. Os alfabetizadores populares atuarão no PBA, com foco em jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos não alfabetizados e não inseridos no sistema formal de ensino, em turmas localizadas nas zonas rurais e urbanas de Xapuri.
As atividades são consideradas de natureza voluntária, sem vínculo empregatício com a administração pública, e terão duração de 12 meses, entre 2025 e 2026. Os interessados devem acompanhar as publicações no site oficial da prefeitura e no Prédio Anexo da secretaria.
A seleção será conduzida por uma comissão designada com base nos critérios estabelecidos no edital. Para participar, é necessário ser brasileiro, ter no mínimo 18 anos, possuir certificado de conclusão do nível médio e experiência com alfabetização.
Leia o edital na íntegra: