Durante reunião com lideranças políticas realizada na última sexta-feira dia 13, o deputado federal Roberto Duarte, presidente do Republicanos no Acre, ao visitar o MDB, anunciou publicamente o fortalecimento da aliança entre seu partido e o MDB no estado. O parlamentar ainda defendeu a formação de uma federação nacional entre as siglas, visando as eleições do próximo ano.
Duarte destacou que a aproximação entre os dois partidos no Acre não é recente. “Desde 2024, construímos juntos um projeto que vai além de candidaturas individuais. Nosso objetivo é promover uma verdadeira mudança no Acre, rompendo com três décadas de domínio político das famílias Cameli e Viana”, afirmou o deputado.
Com relação a federação: “No Acre, saímos na frente. A aliança já está consolidada, e a federação é um passo natural”, explicou Duarte.
O parlamentar também citou reuniões em Brasília com Marcos Pereira (presidente nacional do Republicanos) e o dirigente do MDB, Baleia Rossi, que trataram do avanço da federação. De acordo com Duarte, dos 27 entes federativos, apenas quatro apresentam impasses pontuais.
Duarte ainda citou sua opinião com relação à presidência da República para 2026: “O melhor nome para o Brasil hoje é o Tarcísio. Ele representa uma centro-direita moderna e viável, capaz de romper com os extremos que dividem o Brasil. Aqui no Acre, com a união entre Republicanos e MDB, damos o exemplo de que é possível construir pontes em vez de muros”, finalizou.