Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Alienação

Até recentemente, eu não dava muita bola para os super ricos. “Que me importa”, dizia, “se Bill Gates desfilou em Manhattan a bordo de seu décimo-oitavo iate?” Depois das atrocidades cometidas por Elon Musk no exercício de um cargo no governo americano que ele, literalmente, COMPROU, passei a ver as coisas de outro modo. Essa superconcentração de riqueza (e, consequentemente, de poder) é, realmente, um fator de grande preocupação para quem se interessa pelo presente e o futuro da humanidade.
Não dá para concorrer com o máximo dos máximos de ostentação. Jeff Bezos e Lauren Sánchez fizeram uma festa de três dias no último fim de semana em que fecharam partes de Veneza, Itália para uso exclusivo das celebridades convidadas. E os vídeos dos festeiros por Veneza e Isola Maggiore são exuberantes, tentam ofuscar o belo cenário. Não conseguem.

Lembrei do casamento de Carlos Ghosn e sua mulher Carole, uma década atrás, num castelo em Versailles. O tema da festa foi “Marie Antoinette” e os convidados vestiam costumes da época, inspirados no filme. Onde andará o brasileiro Carlos Ghosn?
Mais sensacional ainda que o casamento em Versailles foi sua fuga do Japão, onde foi preso por crime financeiro.
Espero que a prefeitura de Veneza tenha tratado de cobrar bastante pelo aluguel, que limpar os monumentos históricos do cocô dos pombos que os turistas alimentam é um problemão de milhares de euros. Verdade que não se fotografou milionários e celebridades dando comidinha pros pombos. Alimentar pombos é cafonice de turistas mais pobres. Já que com ostentação hiperbólica não dá para concorrer, quem sabe outros bilionários adotem a opção austeridade. Mesmo porque Bezos e seus convidados não escaparam do movimento para taxar ultra-ricos.

Além dos vestidos sensacionais, no cenário incomparável, era possível ler cartaz de letras garrafais em inglês que dizia “SE VOCÊ PODE ALUGAR VENEZA, TAMBÉM PODE PAGAR IMPOSTOS.

Classificaria esse enlace de sensacional no sentido de abjeto, de alienado, de ridículo!
Eram 200 convidados e tinha 95 jatinhos no aeroporto próximo!
Tantos lugares paradisíacos no mundo que precisam de promoção, ridículo escolher Veneza que está tão sofrida com turismo de massa como tantas outras capitais europeias!

Alienação Alienação Alienação

Sair da versão mobile