O prazo para se inscrever na segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado termina às 23h59 deste domingo (20/7). O processo seletivo oferece 3.652 vagas em 32 órgãos e entidades da administração pública federal, organizadas em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior e 508 de nível intermediário.
A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio do site oficial do CNU. Ao finalizar a inscrição, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União, que poderá ser paga até 23h59 de segunda-feira (21/7). As inscrições sem pagamento até essa data final não serão efetivadas. A taxa de inscrição é única: R$ 70 para todos os blocos.
É necessário ter conta ativa no Gov.br (nível ouro, prata ou bronze). Ao acessar a plataforma, o candidato deve fazer login, preencher o formulário completo e seguir todas as etapas até a confirmação da inscrição.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos alerta que o CNU não envia boletos por e-mail, WhatsApp ou mensagem direta em redes sociais. A recomendação é sempre buscar informações em links e sites oficiais. “Desconfie de mensagens com links suspeitos, ofertas de ‘aprovação garantida’ ou cobrança por serviços extras”, diz o Ministério.
Etapas da inscrição
- Escolha do bloco temático: a pessoa candidata pode se inscrever em apenas um bloco, com possibilidade de selecionar múltiplos cargos dentro dele;
- Seleção de cargos e especialidades e definição da ordem de preferência;
- Indicação da cidade onde deseja realizar a prova;
- Preenchimento do questionário socioeconômico (obrigatório);
- Participação em sistemas de cotas (pessoas com deficiência, negras, indígenas ou quilombolas);
- Possibilidade de declarar condições especializadas para acesso e realização das provas.
Cronograma do CNU
- Período de inscrições: 2 a 20/7
- Pagamento da taxa: até 21/7
- Prova objetiva: 5/10
- Resultado da objetiva e convocação para discursiva: 12/11
- Envio de títulos: 13 a 19/11
- Prova discursiva: 7/12
- Procedimentos de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12
- Divulgação da primeira lista de classificação: 30/1 de 2026
Por EU Estudante