Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Por que o frio dá “dor nas juntas” em algumas pessoas? A ciência explica

Por que o frio dá "dor nas juntas" em algumas pessoas? A ciência explica

É importante não somente botar a culpa no frio: dores nas juntas podem estar relacionadas a lesões, desgastes naturais e doenças como artrite e artrose — Foto: Freepik

A baixa nas temperaturas durante o inverno costuma aumentar o número de reclamações de “dores nas juntas” – que envolvem problemas como rigidez e incômodos nas articulações. Mas existe alguma explicação científica sobre por que isso acontece?

Ainda não há explicações concretas da relação entre mudanças de clima e dores no corpo, mas algumas teorias ajudam a entender possíveis motivos disso ocorrer. E também de certas pessoas serem mais suscetíveis a sentir desconforto no frio.

O que o clima tem a ver com a dor?
Como pontua este artigo da Escola de Medicina da Universidade Harvard, uma das teorias é de que a queda na pressão barométrica ou atmosférica – que ocorre com a mudança de sistemas climáticos – causa pequenas reações nas estruturas das articulações. A menor pressão do ar ao redor do corpo faz com que tendões, músculos e tecidos ao redor das articulações se expandam. Essa expansão, por acontecer em um tempo delimitado, pode causar dores no corpo.

Cada pessoa reage de forma diferente às variações de pressão barométrica, mas aquelas com problemas prévios de saúde, como artrite ou dor crônica, seriam as mais suscetíveis a sentir dor nas articulações.

Outro ponto seria de uma visão mais psicológica: um tempo fechado é capaz de afetar o seu humor, e ao estar triste e deprimido, a percepção de dores físicas pode ser intensificada.

Outro raciocínio é que, em dias mais frios e úmidos, temos o costume de fazer menos atividades físicas, permanecendo horas sentados ou deitados. A falta de movimento é capaz de piorar a dor e a rigidez nas articulações.

Por fim, todas essas condições podem ser agravadas se você já espera sentir desconforto quando o tempo muda: mais preocupado com o estado do corpo no frio, você passa a perceber dores que normalmente não notaria.

Saúde nas juntas
Algumas medidas podem ser feitas para evitar ou amenizar as “dores nas juntas”. O principal envolve manter uma rotina regular de exercícios físicos e alongamentos. Proteger-se do frio com camadas de roupas e manter o corpo saudável e fortalecido de forma que não cause estresse nas articulações também são boas dicas.

Caso tenha dores intensas e constantes – que podem ser acompanhadas de inchaço, vermelhidão e dificuldade de movimentação –, é importante consultar um médico.

Por: Revista Galileu

Sair da versão mobile