O Acre terá 1.803 internos participando do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) em 2025, um aumento de 13,9% em relação ao ano passado, quando 1.583 pessoas foram inscritas. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 23, pela Divisão de Educação Prisional do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) após o fim das inscrições.
O Encceja PPL é destinado a jovens e adultos que não concluíram os ensinos fundamental ou médio em idade regular e desejam obter a certificação. As provas, aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão realizadas em 23 e 24 de setembro nas unidades prisionais acreanas.
De acordo com Margarete Santos, chefe da Divisão de Educação do Iapen, o exame representa uma oportunidade concreta de transformação para os internos.
“É uma oportunidade real de comprovarem oficialmente a aquisição de saberes ao longo da vida, fora do ambiente formal da escola. Com isso, poderão comprovar graus de escolaridade de acordo com o que sabem e, consequentemente, abrir porta para novas oportunidades, tanto para dar continuidade na sua formação como para concorrer no mercado de trabalho”.