O Grupo Especial de Operações em Fronteira (Gefron) registrou 96 ocorrências no primeiro semestre de 2025 em todo o Acre, com destaque para os crimes de tráfico de entorpecentes e descaminho. Os dados constam no relatório operacional divulgado nesta semana e apontam que 19 casos foram relacionados ao tráfico de drogas e 43 a descaminho — quando produtos lícitos entram ilegalmente no país, sem a devida tributação.
As ações resultaram em 35 prisões e conduções, além da recuperação de 34 veículos. Ao todo, foram apreendidos 271 quilos de drogas e 72 mil maços de cigarros, produtos frequentemente associados ao contrabando nas regiões de fronteira.
Segundo o coordenador do Gefron, Assis dos Santos, os resultados refletem a mobilização de equipes em diferentes regiões do estado. “Estamos atuando praticamente em todo o território acreano, com operações pontuais e móveis. Não são ações fixas, mas que priorizam a mobilidade e conectividade das forças de segurança”, explicou.
As operações também envolveram cooperação entre diferentes instituições de segurança pública e uso de inteligência estratégica. O Gefron integra as ações de combate a crimes nas áreas de fronteira e interior, com foco na repressão ao tráfico, contrabando, roubos e furtos de veículos.