O mês de junho de 2025 encerrou com o registro das menores temperaturas do ano no Acre até o momento, além de volume de chuvas inferior à média histórica. De acordo com levantamento divulgado pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, divulgado nesta terça-feira, 1º, a menor temperatura registrada no estado foi de 14,5 °C, em Epitaciolândia, no dia 25. Em Rio Branco, a mínima chegou a 14,7 °C na mesma data.
As chuvas em Rio Branco somaram 38 milímetros no mês, o que representa 84,8% da média histórica para junho, que é de 44,8 mm. No total, foram registrados quatro dias com precipitações iguais ou superiores a 1 mm na capital.
A temperatura máxima em Rio Branco durante o mês foi de 32,6 °C, no dia 8. Já em outras regiões do estado, o maior valor foi de 34,2 °C, registrado em Tarauacá nos dias 18 e 20.
O maior volume de chuva em 24 horas no Acre foi de 33,2 mm, registrado pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Rio Branco no dia 16.
A menor umidade relativa do ar em Rio Branco foi de 41%, no dia 29, mesma taxa registrada como mínima estadual do mês. A maior velocidade do vento na capital foi de 38,9 km/h, vinda da direção sul, registrada no aeroporto às 9h do dia 24. Já no restante do estado, o maior registro foi em Feijó: 43,6 km/h, da direção nordeste, às 13h do dia 15.
O relatório divulgado por Friale reúne dados de diversas fontes, incluindo a Estação Automática (EA), a Agência Nacional de Águas (ANA), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e registros aeroportuários, além de comparativos com anos anteriores.