O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) apresentou crescimento no Acre pelo segundo mês consecutivo, segundo análise da Fecomércio-AC com base em dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em junho, o indicador alcançou 104 pontos, com alta de 4,31% em relação ao mês anterior.
Apesar do avanço, o número ainda está abaixo dos 117 pontos registrados em janeiro, evidenciando que a recuperação da confiança no setor ainda é gradual. O ICEC, calculado mensalmente em todas as capitais brasileiras pela CNC, mede a percepção dos empresários sobre a economia, o setor comercial e suas próprias empresas. Resultados entre 100 e 200 pontos indicam otimismo.
Segundo o assessor da presidência da Fecomércio-AC, Egídio Garó, o desempenho positivo reflete um cenário mais animador para o comércio no estado. “A maior confiança sinaliza a possibilidade de novas contratações e investimentos ao longo dos próximos períodos”, avaliou.
Setores puxam avanço, mas semiduráveis recuam no Acre
Na avaliação por tipo de produto, o setor de bens duráveis (como eletrodomésticos e eletrônicos) e não duráveis (alimentos e produtos de uso diário) apresentaram melhora nas expectativas, acompanhando a tendência nacional.
Já o segmento de semiduráveis, que inclui roupas e calçados, seguiu na contramão do restante do país e registrou queda de 4,52% no Acre — passando de 115,7 pontos em maio para 102,1 pontos em junho. Em nível nacional, esse setor foi um dos destaques positivos do levantamento, com 108 pontos.
De acordo com a CNC, o ICEC nacional chegou a 102,2 pontos em junho, com alta de 1,4% — o terceiro aumento consecutivo. No entanto, o desempenho ainda não foi suficiente para reverter as perdas acumuladas em relação a 2023.