Parlamentares, gestores públicos e representantes da sociedade civil se reúnem nesta segunda-feira, 7, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) para discutir o Projeto de Lei nº 72/2025, que trata das Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o exercício de 2026.
A proposta, elaborada pelo governo do Estado e entregue à Aleac em maio deste ano, prevê um orçamento de R$ 12,4 bilhões — valor 8% maior que o projetado para 2025. O crescimento reflete a atualização nas estimativas de receitas próprias, transferências federais e correções inflacionárias.
O debate foi convocado pela Mesa Diretora da Aleac, a partir de requerimento do deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos). Segundo ele, a audiência é uma oportunidade de ampliar a participação social nas decisões sobre a destinação dos recursos públicos. “Este momento é fundamental para garantir a transparência e o diálogo entre o Executivo, o Legislativo e a sociedade civil sobre o uso dos recursos públicos.”
Durante a audiência, técnicos da Secretaria de Estado de Planejamento e representantes de órgãos do governo devem apresentar indicadores econômicos, projeções fiscais e propostas de investimentos.
A audiência é aberta ao público e ocorre no plenário do Poder Legislativo, com início às 9h.