A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realiza, na manhã desta segunda-feira, 7, uma audiência pública para debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2026.
O evento, que pode ser acompanhado ao vivo na página oficial da Aleac no YouTube, reúne representantes dos três poderes e da sociedade civil para discutir as prioridades e metas do governo para o ano que vem.
A proposta, elaborada pelo governo do Estado e entregue à Aleac em maio deste ano, prevê um orçamento de R$ 12,4 bilhões — valor 8% maior que o projetado para 2025. O crescimento reflete a atualização nas estimativas de receitas próprias, transferências federais e correções inflacionárias.
A sessão está sendo marcada pela presença maciça de servidores públicos das mais diversas áreas, que, por meio de seus 32 sindicatos, pedem aumento salarial de 20% referentes às perdas inflacionárias e ampliação dos auxílios saúde e alimentação para R$ 1 mil, cada.
Eles ameaçam greve geral do funcionalismo público estadual caso não tenham suas demandas atendidas pelo governo, que já adiantou, por meio do secretário de Planejamento, Ricardo Brandão, não ter condições de oferecer tudo o que está sendo pedido pelos trabalhadores.
A audiência, que começou há pouco, segue durante toda a manhã.