Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Contagem regressiva: Microsoft apagará senhas salvas. Veja o que fazer

Contagem regressiva: Microsoft apagará senhas salvas. Veja o que fazer

Jaque Silva/Getty Images

Os usuários do aplicativo Microsoft Authenticator, de autenticação e armazenamento de senhas, terão de procurar outras alternativas a partir de agosto deste ano, quando a plataforma deixará de oferecer esse recurso.

As informações foram divulgadas pela própria Microsoft. De acordo com a companhia, as senhas salvas no app serão apagadas e os usuários poderão recorrer a uma tecnologia mais segura – conhecida como “passkey”.

A nova etapa teve início em junho, quando a Microsoft deixou de aceitar o registro de novas senhas no Authenticator. Neste mês de julho, a funcionalidade do autopreenchimento também não estará mais disponível. Finalmente, a partir de agosto, nenhuma senha ficará armazenada.

O que são os “passkeys”
Com os “passkeys”, o acesso é feito por biometria – como impressão digital ou reconhecimento facial – ou por um PIN local, em vez da tradicional combinação de letras e números.

A nova forma de autenticação foi criada pela FIDO Alliance (Fast Identity Online) e já vem sendo utilizadas por outras big techs, como Google e Apple. O novo modelo diminui o risco de vazamentos e invasões hackers.

Segundo a Microsoft, o processo é mais seguro porque o “passkeys” usam uma chave pública e uma chave privada, que é armazenada localmente, para fazer a autenticação do usuário.

Como ativar o “passkey”

Para dispositivos Android:

Baixe o navegador Microsoft Edge.

Por: Metrópoles

Sair da versão mobile