Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Cientistas investigam se objeto interestelar é uma sonda alienígena

Cientistas investigam se objeto interestelar é uma sonda alienígena

Mapa divulgado pela Nasa mostra o caminho que o 3I/ATLAS percorrerá no Sistema Solar - (crédito: NASA/JPL-Caltech)

Um novo visitante das profundezas do espaço está cruzando nosso Sistema Solar. Descoberto em 1º de julho, ele não se comporta como um simples asteroide ou cometa. Batizado de 3I/ATLAS, o objeto interestelar tem uma trajetória e características tão peculiares que uma equipe de pesquisadores, incluindo o renomado físico Abraham Loeb, da Universidade de Harvard, levantou uma hipótese audaciosa em novo estudo: e se estivermos testemunhando a chegada de uma sonda alienígena?

O trabalho O objeto interestelar 3I/ATLAS é tecnologia alienígena? analisa a possibilidade de o objeto ser um artefato tecnológico com inteligência ativa. Embora os autores, Adam Hibberd, Adam Crowl e Loeb, ressaltem que o estudo é um “exercício pedagógico” e que a explicação mais provável seja natural, eles listam uma série de evidências que, juntas, pintam um quadro no mínimo suspeito.

A série de coincidências cósmicas

O estudo parte da seguinte premissa: imagine um detetive analisando a cena de um crime. Uma única pista pode ser coincidência, mas várias delas apontando na mesma direção levantam suspeitas. É exatamente o que acontece com o 3I/ATLAS.

Os cientistas levantam a possibilidade de uma intenção “maligna”, baseada na teoria da “Floresta Escura”, uma solução para o Paradoxo de Fermi (que questiona por que nunca encontramos alienígenas). Nessa teoria, o Universo seria como uma floresta escura cheia de caçadores. Ninguém faz barulho para não atrair predadores. Uma civilização avançada poderia enviar uma sonda para chegar de surpresa, sem ser detectada até o último momento.

Por: Correio Braziliense

Sair da versão mobile