10 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

10 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Gestantes mais baixas têm risco maior de ter diabetes. Entenda por quê

A diabetes gestacional é uma alteração do metabolismo provocada por hormônios produzidos pela placenta que interferem na ação da insulina.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
20/07/2025 - 17:30
Gestantes mais baixas têm risco maior de ter diabetes. Entenda por quê
Manda no zap!CompartilharTuitar
RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Algumas pesquisas têm mostrado uma ligação importante entre a altura das mulheres e o risco de desenvolver diabetes mellitus gestacional (DMG) – condição que pode afetar tanto a mãe quanto o bebê. Um estudo feito por cientistas da Universidade de Osaka, no Japão, sugere que as baixinhas têm um risco maior de ter a doença. A pesquisa foi publicada na revista científica National Library of Medicine.

Embora a diabetes gestacional esteja relacionada a diversos fatores, como a genética, obesidade e histórico familiar, a baixa estatura também tem se destacado como um marcador de risco relevante.

“Há evidências consistentes apontando que mulheres de estatura mais baixa têm maior risco de desenvolver diabetes gestacional. Essa relação foi demonstrada em uma meta-análise publicada em 2019, que avaliou dados de mais de 120 mil gestantes. Os autores identificaram que, a cada 5 cm a mais de altura, o risco de desenvolver diabetes gestacional caía cerca de 20%”, exemplifica a ginecologista e obstetra Bárbara Freyre, da Clínica Trinita, em Brasília.

De acordo com as análises, mulheres mais baixas apresentaram, de forma estatisticamente significativa, uma probabilidade maior de desenvolver a condição durante a gravidez.


Diabetes gestacional

  • A diabetes gestacional é uma alteração do metabolismo provocada por hormônios produzidos pela placenta que interferem na ação da insulina, substância responsável pelo controle do açúcar no sangue.
  • Todas as mulheres que engravidam estão expostas ao risco de ter a condição.
  • No entanto, a diabetes gestacional é mais frequente nas que têm histórico familiar da doença, estão acima do peso ou ganhando muito peso na gestação.
  • Também é mais comum em gestantes mais velhas, que têm ovários policísticos, que já apresentaram diabetes gestacional em outras gestações, estão grávidas de gêmeos ou deram à luz a bebês muito grandes anteriormente.

Por que a diabetes gestacional acontece?

Algumas explicações fisiológicas e ambientais podem explicar a associação entre diabetes gestacional e uma menor estatura. Por exemplo, mulheres mais baixas podem ter passado por períodos de restrição do crescimento fetal – ocorre quando o feto não recebe nutrientes suficientes durante a gestação, resultando em baixo peso ao nascer – ou desnutrição nos primeiros anos de vida, comprometendo o desenvolvimento de órgãos, como o pâncreas, e levando a um maior risco de resistência à insulina ao longo da vida.

Segundo a endocrinologista Érika Fernanda de Faria, o outro motivo está ligado à tendência de mulheres com baixa estatura de ter menos massa muscular. “O músculo é o principal responsável pela captação da glicose no sangue, mediada pela insulina. Portanto, com menos massa muscular, há menor captação de glicose, o que pode levar à resistência insulínica”, ressalta a médica do Hospital Santa Lúcia, em Brasília.

É possível prever ou prevenir a condição?

Apesar de ser considerado um fator relevante para o risco de diabetes gestacional, é fundamental entender que, além da baixa estatura, um conjunto de indicativos deve ser levado em consideração. A Endocrine Society – uma organização médica que atua na área de endocrinologia e metabolismo – recomenda o rastreio precoce da glicemia em pacientes que apresentem fatores de risco, como:

  • Baixa estatura;
  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Histórico de diabetes gestacional em gravidez anterior;
  • Histórico familiar de diabetes;
  • Filhos anteriores com macrossomia fetal (peso elevado ao nascer).

“A prevenção é possível e se baseia, principalmente, em mudanças no estilo de vida. Isso deve começar antes mesmo da gestação: manter uma vida ativa, alimentação equilibrada e controle do peso são atitudes fundamentais. Durante a gestação, essas orientações continuam válidas e devem ser acompanhadas de perto”, recomenda Érika.

Rotinas alimentares ricas em alimentos naturais e com pouca presença de comidas ultraprocessadas, a prática regular de exercícios físicos e acompanhamento pré-natal bem feito são medidas importantes e eficazes para diminuir o risco de diabetes gestacional entre mulheres de baixa estatura.

Por Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Culinária, artesanato e pintura corporal ganham destaque no Festival Atsa Puyanawa

Próxima Notícia

Detento que fugiu do presídio de Rio Branco é recapturado nas proximidades do complexo

Mais Notícias

Maria de Fátima (Bella Campos) — Foto: Reprodução/TV Globo
4º guia gazeta

‘Vale tudo’: grávida, Fátima é alvo de ataques. Entenda

08/09/2025
Foto: Divulgação
4º guia gazeta

Anvisa apreende Mounjaro e remédio para câncer falsos. Veja os lotes

08/09/2025
Foto: Guarda Civil Municipal
4º guia gazeta

Após galinhas sumirem de sítio, morador faz armadilha e captura onça braba em SP; veja

06/09/2025
Menina de 6 anos é resgatada após viver isolada e exposta à pornografia
4º guia gazeta

Menina de 6 anos é resgatada após viver isolada e exposta à pornografia

05/09/2025
Ricardo Stuckert / PR
4º guia gazeta

Entenda como será o Gás do Povo, programa que Lula lançou nesta 5ª

04/09/2025
'Não Me Perturbe' deverá ser usado por todas as operadoras — Foto: Divulgação/Anatel
4º guia gazeta

‘Não Me Perturbe’: Anatel obriga todas as operadoras a usarem sistema contra telemarketing

03/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
foc-complexo-penitenciario-rio-branco-acre-2020-1.jpg (1)

Detento que fugiu do presídio de Rio Branco é recapturado nas proximidades do complexo

Reprodução/Internet.

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre