Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Vídeo mostra cometa “visitante” passando pelo nosso Sistema Solar

Vídeo mostra cometa "visitante" passando pelo nosso Sistema Solar

Imagem mostra o cometa interestelar 3I/ATLAS passando pelo nosso Sistema Solar • ESO

O Observatório Europeu do Sul (ESO) divulgou um vídeo do cometa 3I/ATLAS passando pelo nosso Sistema Solar.

Essas são as imagens mais nítidas, até o momento, do corpo celeste que apareceu de surpresa por aqui. Segundo o ESO, elas foram obtidas com o instrumento FORS2 no VLT (Very Large Telescope) na noite de 3 de julho de 2025.

VLT timelapse of 3I/ATLAS, a new interstellar object

Esse visitante interestelar foi visto pela primeira vez em 1º de julho deste ano, e vinha intrigando os cientistas sobre sua origem. Alguns dias depois, a Nasa confirmou que o objeto estranho passando pela nossa vizinhança cósmica se trata de um cometa.

Oficialmente batizado de 3I/ATLAS, o cometa é apenas o terceiro objeto interestelar que passa pelo nosso Sistema Solar já identificado.

A detecção inicial foi realizada pelo telescópio de pesquisa ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), financiado pela Nasa e localizado em Rio Hurtado, no Chile.

O cometa, que chegou vindo da direção da constelação de Sagitário, provavelmente se formou em regiões do espaço longínquas antes de vir parar no nosso Sistema Solar.

Ele não representa nenhuma ameaça para o planeta Terra, pois manterá uma distância mínima de pelo menos 1,6 unidades astronômicas (cerca de 240 milhões de km). O 3I/ATLAS chegará em seu ponto mais próximo ao Sol por volta de 30 de outubro deste ano, chegando a uma distância de 1,4 unidades astronômicas (cerca de 210 milhões de km) – uma posição que o colocará ligeiramente dentro da órbita de Marte.

Astrônomos de todo o mundo estão engajados na investigação do tamanho e das propriedades físicas do cometa interestelar.

A melhor época para tentar observar o cometa recém-descoberto do Brasil será no início de outubro, pouco antes de anoitecer, próximo ao horizonte oeste. Depois, ele também estará visível no início de novembro, antes do amanhecer, próximo ao horizonte leste.

Para ver o 3I/ATLAS, será necessário um telescópio de médio a grande porte com câmera astronômica, já que o brilho estará fraco demais para ser visto a olho nu.

Por: CNN Brasil

Sair da versão mobile