21 de agosto de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

21 de agosto de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Novo planeta com chance de abrigar água é descoberto perto da Terra

Sistema L 98-59, a 35 anos-luz, tem cinco planetas rochosos, um deles pode ter condições semelhantes às da Terra.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
29/07/2025 - 16:30
Divulgação/Benoit Gougeon, Universidade de Montreal

Divulgação/Benoit Gougeon, Universidade de Montreal

Manda no zap!CompartilharTuitar

Astrônomos da Universidade de Montreal, no Canadá, confirmaram a existência de um planeta fora do Sistema Solar com potencial para abrigar água líquida. Ele faz parte do sistema L 98-59, uma estrela anã vermelha localizada a 35 anos-luz da Terra.

A descoberta foi possível a partir da reanálise de dados de observações anteriores, feitas com instrumentos de alta precisão. O novo planeta, batizado de L 98-59 f, é uma super-Terra com pelo menos 2,8 vezes a massa do nosso planeta. Ele está na chamada zona habitável da estrela, região em que as temperaturas podem permitir a existência de água em estado líquido.

“Encontrar um planeta temperado em um sistema tão compacto torna esta descoberta particularmente empolgante. Ela destaca a notável diversidade de sistemas exoplanetários e fortalece a necessidade de estudar mundos potencialmente habitáveis em torno de estrelas de baixa massa”, disse Charles Cadieux, pesquisador da Universidade de Montreal que lidera o estudo, em comunicado.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Sistema L 98-59
Com essa atualização, o sistema L 98-59 agora soma cinco planetas. Os três primeiros foram identificados em 2019, com a ajuda do satélite TESS, da Nasa.

O quarto surgiu em análises de velocidade radial feitas com o espectrógrafo Espresso, no Chile. Já o quinto planeta foi identificado a partir da combinação desses dados com observações do telescópio James Webb.

Todos os planetas têm massas e tamanhos comparáveis aos da Terra. Um deles, o mais interno, tem só 84% do tamanho do nosso planeta e metade de sua massa, o que o coloca entre os menores exoplanetas já medidos com precisão.

Os dois mundos mais próximos da estrela podem ter atividade vulcânica intensa, provocada por forças de maré. E um dos planetas do meio do sistema chama atenção por ter densidade muito baixa, sugerindo a presença de grandes quantidades de água.

“Com sua diversidade de mundos rochosos e variedade de composições planetárias, L 98-59 oferece um laboratório único para abordar algumas das questões mais urgentes da área: do que são feitas as super-Terras e os sub-Netunos? Os planetas se formam de maneira diferente ao redor de estrelas pequenas? Planetas rochosos ao redor de anãs vermelhas podem reter atmosferas ao longo do tempo?”, questiona o coautor do estudo René Doyon, professor da UdeM e diretor do IREx.

O que é o telescópio espacial James Webb?

  • O JWTS ou Webb é a ferramenta mais atualizada que temos em relação à observação do espaço.
  • Ele é um telescópio espacial projetado pela Nasa em colaboração com a Agência Espacial
  • Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA) com o intuito de substituir o Telescópio Espacial Hubble.
  • O telescópio está localizado a mais de 1 milhão de quilômetros da órbita da Terra.
  • Ele foi criado para ajudar a responder perguntas sobre a origem do universo, a existência de planetas habitáveis, a formação de galáxias e estrelas, a presença de buracos negros e a evolução de sistemas planetários, além de investigar em detalhes os exoplanetas.

Próximos passos
O sistema L 98-59 está sendo considerado um dos alvos mais promissores para futuros estudos atmosféricos. Como a estrela é pequena e os planetas estão relativamente próximos de nós, será possível buscar sinais de vapor d’água, dióxido de carbono e até compostos ligados à presença de vida.

A equipe usou uma nova técnica desenvolvida por eles para aumentar a precisão da análise dos dados. Em vez de solicitar novas observações, eles revisaram arquivos antigos com ferramentas atualizadas.

“Desenvolvemos essas técnicas para revelar esse tipo de potencial oculto em dados arquivados”, afirmou o pesquisador Étienne Artigau, também envolvido na pesquisa.

A versão preliminar do estudo foi publicada na plataforma arXiv, em 12 de julho. O estudo completo será divulgado em breve, no The Astronomical Journal.

“Esses novos resultados pintam o quadro mais completo que já tivemos do fascinante sistema L 98-59. É uma demonstração poderosa do que podemos alcançar combinando dados de telescópios espaciais e instrumentos de alta precisão na Terra”, resumiu Cadieux.

Por: Metrópoles

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Zambelli será submetida a processo de extradição, diz Ministério da Justiça

Próxima Notícia

ECOPS convoca aprovados em seletivo com prazo até 31 de julho para entrega de documentos

Mais Notícias

Agência Brasil
5º guia gazeta

Para evitar surtos de sarampo, governo implementa vacina dose zero

20/08/2025
Aviation-images.com/Universal Images Group via Getty Images
5º guia gazeta

Avião sem identificação do governo dos EUA chega ao Brasil. Entenda

20/08/2025
Casais femininos registraram maior frequência de fofocas e a mais alta qualidade de relacionamento - (crédito: Pexels)
5º guia gazeta

Casais que fofocam juntos são mais felizes e próximos

19/08/2025
Foto: Getty Images
5º guia gazeta

Neurologista revela riscos ocultos de AVC: “Até por segurar espirro”

19/08/2025
Aline Massuca/Metrópoles
5º guia gazeta

Enfermeira revela 3 sinais comuns nas últimas 24 horas antes da morte

18/08/2025
Caminhada - (crédito: Lifestock)
5º guia gazeta

Sete mil passos por dia podem reduzir risco de morte em até 47%

17/08/2025
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Ecops

ECOPS convoca aprovados em seletivo com prazo até 31 de julho para entrega de documentos

Paula Dossa, Lidiane Moraes, Claudia Souza, Gigi Hanan, Roberta Lima e Michelli Rodrigues durante o evento de abertura da Expoacre

Paula Dossa, Lidiane Moraes, Claudia Souza, Gigi Hanan, Roberta Lima e Michelli Rodrigues durante o evento de abertura da Expoacre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre