A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa), dos Estados Unidos, anunciou a previsão do eclipse solar mais longo da história. O fenômeno ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, ocultando parcialmente ou totalmente a luz com a sua sombra.
A Nasa informou que o evento celeste que permanecerá mais tempo a olho nu será o eclipse solar total que bloqueará completamente o Sol e por 7 minutos e 29 segundos. E quando será? O fenômeno está previsto para 16 de julho de 2186, traçando a trajetória pela América do Sul, por países como Colômbia, Venezuela e Guiana.
Visto a olho nu, o eclipse também poderá ser avistado no Brasil, mas apenas parcialmente. De acordo com a agência de notícias de astronomia O Tempo, este eclipse cruzará regiões como o norte da América do Sul, incluindo o norte brasileiro.
A longa duração é resultado de uma combinação de fatores: a Terra próxima do afélio (ponto distante do Sol); a Lua no perigeu (ponto próximo à Terra); e o fato de o eclipse ocorrer próximo à Linha do Equador e perto do ponto de maior proximidade da Terra ao Sol e à Lua.
O eclipse solar total mais curto já registrado ocorreu em 3 de fevereiro de 919 d.C. e durou 9 segundos.
Por: Metrópoles