Uma caravana de 12 empresários do Acre participou de uma missão idealizada pelo Sebrae, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Acre (Sindpan), para conhecer e explorar as novidades do setor de panificação.
Com uma estimativa de 450 expositores, 1.500 marcas e quatro pavilhões, a feira foi uma vitrine de produtos e oportunidades de networking entre fabricantes e fornecedores do setor. Durante quatro dias, a caravana teve acesso a palestras, painéis, cases de sucesso e produtos de diversos setores, como panificação, confeitaria, pizza, café, food service e sorvete.
Segundo a analista do Sebrae no Acre, Sonia Caroline Pinheiro, os empreendedores acreanos também puderam prestigiar o Summit Panificação 360°, um evento voltado para gestão, produção e marketing, em um ambiente de aprendizado e troca de conhecimentos, com a presença de nomes renomados como Rogério Shimura, Rita Gonçalves e Johannes Roos. “A iniciativa reforça o papel do Sebrae no incentivo ao empreendedorismo, ao promover experiências transformadoras como essa. Ao vivenciarem essas inovações de perto, os empreendedores retornam mais preparados para implementar melhorias e impulsionar a competitividade dos seus negócios”, destacou.
Para a empresária Daliane Dalamaria, da Padaria Pertutti, o apoio do Sebrae foi um passo importante para o seu negócio. “Sou muito grata por essa parceria, e esta feira, inclusive, está bem maior que no ano passado. Então, aqui a gente faz parcerias, busca equipamentos mais modernos e até entra em contato com as próprias marcas com as quais trabalhamos lá na padaria, em busca de manutenção e de novos contatos”, comenta.
A FIPAN 2025 também contou com experiências setorizadas, como o Campeonato Internacional de Jovens Padeiros, com mais de 30 profissionais internacionais competindo pelo mundial de panificação e confeitaria; a Arena de Confeiteiros, maior espaço da feira, destinada à capacitação e desenvolvimento da confeitaria profissional; a Vila Salgados, um espaço exclusivo para o setor de salgados, com aulas e degustações; a FIPAN Pizza, espaço da competição com 200 pizzaiolos, além de aulas e palestras sobre o setor de pizzarias; e a Arena Gelato, dedicada 100% ao setor de gelato e ao campeonato nacional, com etapa classificatória para a final na Itália.