Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre abre seleção para artesãos participarem do Salão Nacional do Turismo 2025 em São Paulo

Acre abre seleção para artesãos participarem do Salão Nacional do Turismo 2025 em São Paulo

Artesanato acreano é atrativo com potencial econômico. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Oportunidade para quem trabalha com artesanato! O governo do Acre lançou, nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial do Estado (DOE), edital de chamamento público  que abre processo seletivo para a escolha de dois artesãos acreanos – individuais ou mestres artesãos – interessados em participar do Salão Nacional do Turismo 2025, que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de agosto, em São Paulo (SP). A seleção é promovida pela Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) em parceria com o Sebrae/AC.

O evento ocorrerá simultaneamente à 2ª edição do “Feirão do Turismo: Conheça o Brasil” e visa dar visibilidade à produção artesanal do Acre, fomentando a comercialização e valorização da cultura local em um dos maiores palcos do turismo nacional.

Os artesãos selecionados terão direito a passagens aéreas de ida e volta (Rio Branco/São Paulo), além de uma ajuda de custo no valor de R$ 2.385,00 (correspondente a 4,5 diárias de R$ 530,00 cada), destinada a cobrir hospedagem, alimentação e translado. Como contrapartida, cada participante deverá investir 20% desse valor.

O estande coletivo será estruturado e equipado pelo Sebrae/AC, com acompanhamento técnico e institucional durante o evento. Caberá aos artesãos o transporte das peças artesanais até São Paulo e o compromisso com a montagem e desmontagem do estande.

As inscrições ficam abertas de 9 a 22 de julho, podendo ser feitas presencialmente na Casa do Artesanato Acreano, no Centro de Rio Branco, ou por e-mail. Os candidatos devem apresentar documentos como carteira do  Sistema de Cadastramento de Artesanato Brasileiro (SICAB), portfólio com fotos dos produtos, comprovante de residência, entre outros.

Poderão concorrer artesãos de várias vertentes, incluindo arte popular, artesanato tradicional, indígena, contemporâneo-conceitual ou de referência cultural, desde que inscritos no SICAB, maiores de 18 anos, atendidos pelo Sebrae/AC, adimplentes e com disponibilidade para viajar.

A seleção será realizada em duas etapas eliminatórias: análise documental e avaliação do portfólio. A comissão julgadora considerará critérios técnicos como qualidade da produção, criatividade, domínio de técnica e originalidade.

Leia o edital na íntegra:

Sair da versão mobile