O Acre registrou a aplicação de 4.603 doses de vacinas em escolas no primeiro semestre de 2025, alcançando 68,1% dos municípios com ações de imunização de crianças e adolescentes dentro do ambiente escolar. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 16, pelo Ministério da Saúde como parte do balanço nacional do Programa Saúde na Escola (PSE).
Todos os 22 municípios acreanos aderiram ao PSE no ciclo 2023/2024. A expectativa é alcançar mais de 146 mil estudantes no estado ao longo do ano. Para reforçar as ações, o governo federal destinou R$ 757 mil aos municípios do Acre, dentro do total de R$ 150 milhões repassados a estados e municípios de todo o país.
Pela primeira vez, o governo federal apresentou um levantamento específico das vacinas aplicadas em ambiente escolar, o que representa uma inovação no acompanhamento da cobertura vacinal. Em todo o Brasil, mais de 1 milhão de doses foram aplicadas em 4,1 mil cidades — o equivalente a 74% dos municípios.
A mobilização nacional dentro das escolas impulsionou os números. Em abril, foram aplicadas 212,1 mil doses em crianças e adolescentes em todo o país — 10 vezes mais que em março. Em maio, o número saltou para 583,7 mil doses.
Ao todo, 25 tipos de vacinas do calendário nacional foram aplicadas nas escolas, incluindo imunizantes contra HPV, meningite, poliomielite, febre amarela, caxumba, sarampo, rubéola, dengue e Covid-19.