Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre apresenta sinais de queda nos casos de síndrome respiratória em crianças pequenas, aponta Fiocruz

Acre apresenta sinais de queda nos casos de síndrome respiratória em crianças pequenas, aponta Fiocruz

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O Acre está entre os estados que apresentam sinais de queda ou de interrupção do crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças pequenas, conforme boletim InfoGripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira, 3. A análise se refere à Semana Epidemiológica 26, que compreende o período de 22 a 28 de junho.

De acordo com o levantamento, o comportamento registrado no estado segue a tendência observada em grande parte do país, onde o número de hospitalizações por SRAG associadas ao vírus sincicial respiratório (VSR) — principal agente entre crianças — começa a se estabilizar ou cair.

No entanto, ao analisar as duas últimas semanas isoladamente, o Acre apresenta sinal de crescimento no número geral de casos, o que exige atenção por parte das autoridades de saúde.

A pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação Científica da Fiocruz e integrante da equipe do InfoGripe, reforça que a influenza A e o VSR continuam sendo os principais responsáveis pelo aumento das internações em vários estados, e destaca a importância da vacinação, especialmente entre os grupos prioritários.

“A vacina contra a gripe é oferecida gratuitamente pelo SUS e protege contra os três principais tipos de vírus da influenza que circulam entre os humanos. Mesmo quem já teve gripe neste ano deve se vacinar”, recomenda a especialista.

Sair da versão mobile