Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre investiga oito casos suspeitos de sarampo, mas segue sem registros confirmados em 2025

Acre investiga oito casos suspeitos de sarampo, mas segue sem registros confirmados em 2025

Foto: Reprodução

O Acre permanece sem registros confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas investiga atualmente oito casos suspeitos da doença, segundo o informe diário da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) divulgado nesta quinta-feira, 31. No total, o estado notificou 30 casos em 2025, dos quais 22 já foram descartados por meio de análise laboratorial.

Os casos em investigação estão distribuídos principalmente entre os municípios de Brasiléia (3), Rio Branco (2), Cruzeiro do Sul (2) e Porto Acre (1). Municípios como Acrelândia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Feijó e Sena Madureira já tiveram todos os casos notificados descartados.

Apesar de não haver confirmação da doença no estado, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) mantém alerta máximo devido ao cenário na Bolívia, que já confirmou 148 casos neste ano — a maioria concentrada em Santa Cruz de La Sierra, região próxima à fronteira com o Acre.

Como forma de prevenção, o estado intensificou a campanha de vacinação contra o sarampo. Entre os dias 24 de junho e 31 de julho, foram distribuídas 67.890 doses de vacina (sendo 58.890 da Tríplice Viral e 9.000 da Dupla Viral). No mesmo período, 22.709 doses foram aplicadas em todo o estado.

A Sesacre reforça a importância da vacinação e do monitoramento contínuo, principalmente nas regiões de fronteira, para evitar a reintrodução do vírus no Acre.

Sair da versão mobile