1 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Acre tem uma das maiores quedas na mortalidade por hepatite C no Brasil, aponta Saúde

Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde aponta queda na mortalidade e destaca avanço na vacinação e oferta de tratamento no SUS. Nova ferramenta orienta gestores para busca ativa.

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
10/07/2025 - 12:00
Acre tem uma das maiores quedas na mortalidade por hepatite C no Brasil, aponta Saúde
Manda no zap!CompartilharTuitar

No Julho Amarelo, mês de conscientização sobre as hepatites virais, o Acre aparece como um dos estados com maior redução na mortalidade por hepatite C no Brasil. Dados do novo Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado nesta semana, mostram que o estado teve uma queda de 87% nas mortes pela doença entre 2014 e 2024 — passando de 23 para apenas 3 óbitos no período. As mortes por hepatite B também caíram, com redução de 54,5% (de 11 para 5).

Apesar dos avanços, o Ministério da Saúde destaca que o desafio agora é ampliar a testagem e garantir o início e continuidade do tratamento, especialmente nos casos de hepatite B, que não tem cura, mas pode ser controlada com medicamentos e acompanhamento regular.

A campanha nacional “Um teste pode mudar tudo”, lançada neste mês, reforça a importância do diagnóstico precoce e do tratamento disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos vacinas, testes e orientações claras disponíveis sobre o enfrentamento das hepatites. Por isso, quero chamar a atenção da população para a importância do diagnóstico precoce”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Números do Acre

Segundo o novo painel de monitoramento lançado pelo Ministério, o Acre indicou 3.863 pessoas para tratamento contra hepatite B até 2024. Destas, apenas 1.355 iniciaram o acompanhamento. Já em relação à hepatite C, 86 pessoas receberam indicação para tratamento e 63 iniciaram o cuidado. A meta é alcançar 80% de cobertura nos próximos anos, conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além do painel, o Ministério também lançou o Guia de Eliminação das Hepatites Virais, que orienta estados e municípios sobre estratégias de prevenção e oferece reconhecimento público aos que alcançarem metas de cobertura e eliminação da doença.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Testagem, vacina e tratamento gratuito

Os testes rápidos para hepatites estão disponíveis gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. A recomendação é que toda pessoa com mais de 20 anos realize o teste ao menos uma vez na vida. Em caso de diagnóstico positivo, o tratamento é oferecido integralmente pelo SUS, com medicamentos de alta eficácia.

A vacina contra a hepatite B é aplicada em três doses, recomendadas para pessoas de todas as idades que ainda não foram imunizadas. Para bebês, o esquema inicia ao nascer, com reforços aos 2, 4 e 6 meses, por meio da vacina pentavalente. Já a vacina contra a hepatite A é aplicada em dose única aos 15 meses de idade, com ampliação para crianças de até 5 anos.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Gretchen revela diagnóstico de depressão e ansiedade após Power Couple

Próxima Notícia

Morre o radialista Sales Júnior, aos 64 anos, em Rio Branco

Mais Notícias

A capital acreana ficou de fora do top 10. Foto: Getty Images
5º destaque

Capital do Acre aparece fora do top 10 em ranking de acesso à saúde

01/02/2026
Foto: Assessoria
3º destaque

Vacinação e adoção de cães e gatos movimentam o Via Verde Shopping neste domingo

01/02/2026
A IA tem como objetivo criar um acervo cultural indígena e se tornar um meio de monetização das comunidades. Foto: Reprodução
5º destaque

IA criada por mulheres indígenas promove preservação cultural e economia nas aldeias

01/02/2026
O volume de  chuvas foi mais de três vezes maior do que o esperado. Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Com 592,3mm, janeiro teve três vezes mais chuvas do que o previsto pela Defesa Civil

01/02/2026
O carnaval teve seu pontapé inicial dado nesta noite de sábado. Foto: A Gazeta do Acre/Juan Diaz
Geral

Lançamento do Carnaval 2026 anima Praça da Revolução na noite de sábado em Rio Branco; veja fotos

31/01/2026
Viegas disse que a decoração do carnaval será surpresa. Foto: A Gazeta do Acre
Geral

Presidente da FGB diz que carnaval de Rio Branco aposta em retomada de tradições e folia para todos os públicos

31/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia
Foto: Reprodução

Morre o radialista Sales Júnior, aos 64 anos, em Rio Branco

Foto: Arquivo/Secom

Leilões eletrônicos em julho ofertam veículos e itens reutilizáveis do patrimônio público no Acre

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre