O Acre permanece sem registros confirmados de sarampo desde o ano 2000, mas 7 notificações seguem em investigação, segundo última atualização divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), nessa terça-feira, 22. Desde o início deste ano, 22 casos foram notificados, sendo que 15 já foram descartados após análise laboratorial.
As notificações estão distribuídas por nove municípios. Rio Branco, Brasiléia e Cruzeiro do Sul concentram a maior parte dos casos em análise: cada um com dois pacientes aguardando resultado. Além disso, Acrelândia possui uma notificação em investigação.
Entre os municípios com registros já descartados estão Porto Acre (2), Feijó (1), Sena Madureira (2), Epitaciolândia (2), Assis Brasil (2), Cruzeiro do Sul (2), Rio Branco (2) e Brasiléia (1). Um caso notificado em Rio Branco foi relacionado a um paciente residente em Cobija, na Bolívia, e também foi descartado.
Apesar de não registrar casos há mais de duas décadas, o Acre está em alerta devido à situação na Bolívia, que já confirmou 148 casos neste ano, com 1.302 em investigação e 1.154 descartados, a maioria no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, próximo à fronteira acreana.
A Sesacre reforça que o monitoramento segue intensificado, principalmente nas regiões de fronteira, para prevenir a reintrodução do vírus no estado.