Apesar de continuar sem registros confirmados, o Acre segue com seis notificações de sarampo em investigação, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nesta terça-feira, 29. Desde o início do ano, foram notificados 29 casos suspeitos, dos quais 23 já foram descartados após exames laboratoriais. Até o momento, nenhum caso foi confirmado.
As notificações em investigação estão distribuídas entre os municípios de Brasiléia (2), Rio Branco (2), Cruzeiro do Sul (1) e Porto Acre (1). Outras cidades com registros já descartados incluem Acrelândia (2), Assis Brasil (2), Epitaciolândia (2), Feijó (1), Sena Madureira (2) e Cobija, na Bolívia, com um caso notificado em Rio Branco e posteriormente descartado.
Apesar da ausência de confirmações no Acre, o estado permanece em alerta por conta da situação na Bolívia, especialmente no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, que faz fronteira com o território acreano. O país vizinho já contabiliza 148 casos confirmados de sarampo em 2025, com 1.302 casos em investigação e 1.154 descartados.
Como medida de prevenção, a Sesacre informa que segue com ações de vigilância intensificadas, principalmente nas áreas de fronteira, a fim de evitar a reintrodução do vírus no território acreano.
Vacinação contra o sarampo
A campanha de vacinação no estado também avança. Entre os dias 24 de junho e 29 de julho, foram distribuídas 67.890 doses de vacinas — sendo 58.890 da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e 9.000 da dupla viral (sarampo e rubéola).
No mesmo período, 20.629 doses foram aplicadas, das quais 19.760 da tríplice e 869 da dupla viral.