Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Acre segue sem casos confirmados de sarampo, mas investiga seis notificações em quatro municípios

Acre segue sem casos confirmados de sarampo, mas investiga seis notificações em quatro municípios

Foto: Reprodução

Apesar de continuar sem registros confirmados, o Acre segue com seis notificações de sarampo em investigação, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nesta terça-feira, 29. Desde o início do ano, foram notificados 29 casos suspeitos, dos quais 23 já foram descartados após exames laboratoriais. Até o momento, nenhum caso foi confirmado.

As notificações em investigação estão distribuídas entre os municípios de Brasiléia (2), Rio Branco (2), Cruzeiro do Sul (1) e Porto Acre (1). Outras cidades com registros já descartados incluem Acrelândia (2), Assis Brasil (2), Epitaciolândia (2), Feijó (1), Sena Madureira (2) e Cobija, na Bolívia, com um caso notificado em Rio Branco e posteriormente descartado.

Apesar da ausência de confirmações no Acre, o estado permanece em alerta por conta da situação na Bolívia, especialmente no Departamento de Santa Cruz de La Sierra, que faz fronteira com o território acreano. O país vizinho já contabiliza 148 casos confirmados de sarampo em 2025, com 1.302 casos em investigação e 1.154 descartados.

Como medida de prevenção, a Sesacre informa que segue com ações de vigilância intensificadas, principalmente nas áreas de fronteira, a fim de evitar a reintrodução do vírus no território acreano.

Vacinação contra o sarampo

A campanha de vacinação no estado também avança. Entre os dias 24 de junho e 29 de julho, foram distribuídas 67.890 doses de vacinas — sendo 58.890 da tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e 9.000 da dupla viral (sarampo e rubéola).

No mesmo período, 20.629 doses foram aplicadas, das quais 19.760 da tríplice e 869 da dupla viral.

Sair da versão mobile