O Acre será contemplado com R$ 16,9 milhões em recursos do governo federal para ampliar e modernizar a rede pública de saúde, dentro do pacote de R$ 6 bilhões anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com os recursos, o estado contará com 90 novas obras, veículos e equipamentos. O investimento prevê 39 combos de equipamentos para estruturar Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 39 kits de teleconsulta, a construção de duas novas UBSs, oito unidades odontológicas móveis e um veículo para renovação da frota do SAMU.
Além disso, o Acre será um dos estados beneficiados com um novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), voltado para ampliar o cuidado em saúde mental e atender pessoas com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas.
O Novo PAC Saúde faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que busca reduzir filas de consultas, exames e cirurgias, fortalecendo a atenção primária para desafogar a atenção especializada. Em todo o país, o programa vai garantir 800 novas UBSs, 7 mil salas de teleconsulta, 10 mil UBSs equipadas, 400 unidades odontológicas móveis, 46 policlínicas, 130 Caps e 1.533 ambulâncias do SAMU.