O Conselho Tutelar de Cruzeiro do Sul prestou assistência a um adolescente de 13 anos que foi encontrado desacordado, após ingerir bebida alcoólica, durante a Expoacre Juruá, na madrugada do dia 2. A equipe foi acionada via Copom e, ao chegar ao local, constatou que a Polícia Militar já havia acionado o Samu, que conduziu o adolescente ao Hospital do Juruá.
No hospital, o Conselho Tutelar foi informado de que o adolescente precisou ser entubado e foi encaminhado à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital do Juruá. O adolescente encontra-se em estado de coma.
Diante da ausência dos pais, que não estavam presentes na festa, o Conselho Tutelar localizou a mãe do adolescente, que reside próximo a um ramal na zona rural de Cruzeiro do Sul, e a encaminhou ao hospital para prestar apoio ao filho.
De acordo com a conselheira Erivalda Silva, “é fundamental que os pais e responsáveis não permitam que crianças e adolescentes permaneçam em shows desacompanhados”. “E também ressaltamos que vender ou oferecer bebida para criança ou adolescente é crime”, enfatizou, acrescentando ainda que a equipe do evento tem de vistoriar situações como esta. “Para também coibir os adolescentes a permanecerem no recinto desacompanhado de responsável”.
Ao final, Erivalda ressalta que o conselho está à disposição. “Trabalhamos em regime de plantão. Durante todas as noites de Expoacre Juruá, teremos dois conselheiros para atender casos de negligência e violação dos direitos de crianças e adolescentes”, finalizou.