Após quase 40 dias sem chuva, o Acre deve começar a registrar precipitações já a partir deste fim de semana, segundo previsão divulgada pelo pesquisador meteorológico Davi Friale. A massa de ar úmido que se aproxima do estado, oriunda do oceano Atlântico, deve provocar chuvas especialmente entre domingo, 27, e terça-feira, 29, podendo ser fortes e acompanhadas de temporais em todas as regiões acreanas.
Rio Branco e o Vale do Juruá devem ser os primeiros a sentir os efeitos da mudança no clima, com aumento da umidade do ar e temperaturas mais amenas.
A previsão indica que, a partir deste domingo, a umidade começará a subir após o recorde de baixa umidade registrado nesta quinta-feira, 24, quando a capital acreana marcou apenas 20%, nível considerado crítico para a saúde humana pela Organização Mundial da Saúde.
Na mesma quinta, Rio Branco também teve a maior temperatura do ano até agora, com 36,1ºC, enquanto Tarauacá atingiu 36,2ºC na terça-feira, 22.
O último registro significativo de chuva em Rio Branco foi no dia 19 de junho, com acumulado de 3,2 mm, enquanto no dia 24 do mesmo mês foram registrados apenas 0,4 mm. Desde então, o estado enfrenta um período prolongado de seca, que agravou a crise hídrica.