O tempo firme registrado nos últimos dias no Acre deve continuar por mais tempo, segundo previsão divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo pesquisador meteorológico Davi Friale. De acordo com ele, o estado enfrenta um poderoso bloqueio atmosférico causado por uma massa de ar seco, o que impede a chegada de novas frentes frias e chuvas.
Esse bloqueio é resultado de uma alta pressão atmosférica provocada pela onda de frio polar que atingiu a região no início do mês. O ar seco, mais pesado que o ar úmido, impede que novas massas frias ou úmidas avancem sobre o estado. Com isso, o Acre permanece sob influência direta do sol, com dias muito quentes e noites amenas.
“O Acre vive, nestes dias, o mesmo clima dominante dos desertos, ou seja, quente e ensolarado, com noites amenas e estreladas”, destacou Friale. Ele explica que, durante o dia, a ausência de nuvens favorece o aquecimento do solo, enquanto à noite o calor é rapidamente irradiado para o espaço, por conta da baixa umidade.
As temperaturas mínimas devem variar entre 16ºC e 19ºC ao amanhecer, e as máximas podem chegar a 35ºC nas primeiras horas da tarde. O fim de semana também será marcado por ventos soprando da direção sudeste.
Friale fez ainda um alerta para a baixa umidade do ar, que poderá atingir níveis entre 20% e 30% nos próximos dias, caracterizando estado de atenção para a saúde, principalmente em cidades como Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira.