A bebê Aurora Maria, internada no Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) em Belo Horizonte desde o fim de junho, passa por um procedimento cirúrgico nesta quarta-feira, 9. A informação foi compartilhada pela família nas redes sociais, que relatou a retirada de áreas com necrose e a tentativa dos médicos de preservar todos os dedos da criança.
“Hoje a nossa guerreirinha Aurora foi levada para o bloco cirúrgico para a retirada das áreas com necrose. Os médicos estão fazendo todo o possível para salvar todos os dedinhos dela. Mais uma vez, ela precisou ser entubada para não sentir dor durante o procedimento. Seguimos em oração e com o coração apertado, mas cheios de fé na sua recuperação”, diz a publicação.
Aurora sofreu lesões graves durante um banho no Hospital da Mulher e da Criança de Cruzeiro do Sul, no dia 22 de junho, um dia após seu nascimento. Desde então, ela vem recebendo cuidados intensivos, inicialmente em Rio Branco e, depois, transferida para Minas Gerais devido à gravidade do quadro.
Queimaduras de 2º e 3º grau
Nessa terça-feira, 8, a secretária adjunta da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), Ana Cristina Moraes, afirmou que, embora o laudo oficial ainda não tenha sido divulgado, o quadro clínico da bebê aponta para queimaduras de segundo e terceiro graus. A equipe médica que acompanha o caso segue realizando curativos e procedimentos especializados para preservar a integridade da recém-nascida.
A técnica de enfermagem envolvida no caso foi afastada preventivamente e um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) está em andamento para apurar responsabilidades.
O caso segue sob investigação também da Polícia Civil, que também ouviu a profissional, testemunhas, família e fez perícia no local.
A família segue cobrando transparência e justiça. “Esse erro quase tirou a vida da nossa filha”, publicou a mãe, Leidy Mesquita, em postagem anterior. O laudo oficial que deve confirmar a causa das lesões ainda não foi divulgado.